propaganda

segunda-feira, 20 de setembro de 2004

Green Day - American Idiot

O Green Day está de volta com um novo trabalho chamado "American Idiot", que será lançado mundialmente amanhã. O último trabalho deles, o Warning, tinha sido lançado em 2000. Nesse meio tempo eles lançaram uma coletânea tipo best of e outra com lados b, além também de um dvd com os clipes. E parece que nesse tempo parado algumas coisas mudaram na banda.

A primeira coisa é o próprio título do disco, American Idiot (a capa do cd é muito legal também). Uma crítica a situação atual nos EUA. Procede bastante! Esse também é o nome do primeiro single e é a música que abre o cd. O som lembra muito o estilo consagrado da banda mas as letras mudaram bastante. Parece que agora eles estão mais "maduros" e conscientes.

A mudança continua na segunda música, que se chama "Jesus Of Suburbia". São 9 minutos divididos em 5 partes, como se fosse uma ópera. Ou seria uma ópera-punk!? Gênial!

Uma das minhas músicas preferidas desse disco se chama "Wake Me Up When September Ends". É meio uma balada e esse título é sesacional.

Eu estava lendo sobre o show de lançamento do disco no site do New Music Express (http://www.nme.com/news/109908.htm). Ele é dividido em duas partes. Na primeira hora, somente músicas novas. Em alguns momentos alguns músicos extras sobem ao palco: 2 guitarristas, backing vocal, pianista, saxofonista, trompetista e percussionista. Alguém já tinha imaginado eles tocando desse jeito? Deve ser sensacional! Na segunda parte, o trio volta sozinho pra tocar clássicos do discos anteriores.

Para quem gosta da banda, esse disco vai soar meio estranho ao se ouvir pela primeira vez. Mas a mudança no som não foi tão radical assim. Eu diria até que esse é o melhor disco deles. Eu lembro que depois que eu ouvi o "Warning", achava que eles não teriam mais nada de interessante para mostrar. Pois bem, os caras estão aí pra provar que eu estava enganado.

Nenhum comentário: