propaganda

sábado, 13 de agosto de 2005

Terra dos Mortos

Em 1968 um filme mudou o cinema de terror para sempre. Foi o ano em que o filme “A volta dos mortos vivos” chegou as telas. Escrito e dirigido por George Romero que criou o gênero chamado “filme de zumbi”. O seu fascínio pelo tema ainda gerou os filmes “O despertar dos mortos” (1978) e “O dia dos mortos” (1985). Esses filmes marcaram por terem feito sucesso com o público e crítica. Não eram filmes de terror vazios, eram “assustadores” e tinham conteúdo, principalmente uma crítica social sobre a sociedade americana.

Recentemente esse o gênero “filme de zumbi” voltou a ser moda no cinema. Filmes como “Extermínio” de Danny Boyle e a refilmagem de “O despertar dos mortos” (Dawn of the dead) que ganhou um novo título de “Madrugada dos mortos”. Isso sem falar da comédia “Todo mundo quase morto” (Shaun of the dead).

Doze anos após seu último filme (“A metade negra”), o veterano Romero volta as telas com seu mais novo filme chamado “Terra dos Mortos”, continuando a saga dos zumbis. Com o orçamento de apenas 18 milhões de dólares, que para o padrão do cinema americano é bem baixo, ele conseguiu realizar mais um grande filme do gênero.

Os humanos se abrigaram em uma cidade-fortaleza onde os mais ricos e poderoso tentam manter seu estilo de vida anterior ao aparecimento dos zumbis. Nas ruas do lado de fora da cidade os zumbis tomam conta. E agora eles estão um pouco mais evoluídos e já conseguem se organizar e seguem o seu líder para tentar invadir a cidade.

A estética “thrash” dos seus filmes anteriores é mantida, dessa vez com mais recursos devidos as novas técnicas de maquiagem e efeitos especiais. E claro, a crítica social também está presente no roteiro.

O elenco ainda conta com atores conhecidos como Simon Baker (Chamado 2) e consagrados como Dennis Hopper (Sem Destino) e John Leguizamo (Moulin Rouge). Mas com certeza a primeira pessoa a ser escolhida para o elenco foi a “heroína” interpretada por Asia Argento (que fez o filme “XXX” com Vin Diesel). Ela é filha do diretor italiano Dario Argento que é chamado de “George Romero italiano”. Dario e George eram amigos e Asia conheceu Romero aos cinco anos de idade.

Então se você é fã de filmes de terror, principalmente os de zumbi, não podem perder mais esse grande filme. Senão, passe longe dos cinemas, ou você pode acabar sendo mordido por algum zumbi e acabar virando um deles.

Nenhum comentário: