propaganda

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Mundo Cão

Título Original: Ghost World (2001)
Com: Thora Birch, Scarlett Johansson, Steve Buscemi, David Cross, Illeana Douglas, Teri Garr, Brad Renfro, Bob Balaban, Ezra Buzzington e Bruce Glover
Direção: Terry Zwigoff
Roteiro: Terry Zwigoff e Daniel Clowes
Duração: 111 minutos


O diretor Terry Zwigoff teve sua estréia no cinema com o documentário “Crumb”, sobre o artista underground Robert Crumb. Seu trabalho seguinte, “Mundo Cão”, é uma adaptação de uma revista em quadrinhos de autoria de Daniel Clowes, que junto com o diretor escreveu o roteiro para o filme.

A trama conta a história de duas adolescentes Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) que estão prestes a entrar na vida adulta após ter acabado o colegial. O passatempo delas é sacanear as pessoas que sejam cretinas ou que não sejam “cool”, seguindo o padrão delas. É assim que Enid se envolve com Seymour (Steve Buscemi), um sujeito altamente recluso e anti-social. Ela vê um anúncio no jornal dele procurando uma companheira e marca um encontro. As duas vão para o local e ficam de longe olhando enquanto ele fica lá esperando. Enid acaba ficando com pena e depois resolve ir atrás dele e eles acabam ficando amigos.

A mistura do estilo de direção de Zwigoff bastante peculiar com os quadrinhos de Clowes parecem se complementar no cinema em uma crítica bastante interessante ao estilo de vida americano. Junto com um excelente elenco, essa história com seu jeito bem incomum tem muita qualidade.

O filme fez um sucesso razoável lá nos EUA, mas aqui no Brasil foi exibido em circuito bastante restrito. Acabou passando em canais de tv por assinatura e foi lançando ano passado em DVD, onde eu acabei encontrando por acaso em um “balaio” de DVDs da Americanas.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

De vez em quando dá para conseguir algo de bom mesmo no famoso 'balaio' das americanas hehehe