propaganda

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Cds 2007

Não sei se já falei isso aqui no blog, mas a lista de CDs é bem mais complicada do que filmes. Música é uma coisa mais pessoal, cada um tem seu gosto, estilo coisa e tal. Não é como filmes que passam no cinema e todo mundo pode ir assistir e acaba sendo uma coisa mais comum entre todos.

Então ao invés de fazer uma lista de melhores, irei citar e comentar alguns destaques, cds que eu comprei coisa e tal. Esse ano fiz um levantamento de quantos cds eu ouvi em 2007 e o total foram 82 cds, sendo 75 de artistas internacionais e 7 nacionais. Nessa lista estão inclusos cds ao vivo e trilha sonora de filme.

Geralmente os cds dos gringos são mais fáceis de baixar completos do que os nacionais. Pelo menos os nacionais independentes usam bem sites como Trama Virtual para disponibilizar pelo menos algumas músicas.

Tentarei agora em 2008 comentar mais sobre música e não ficar apenas falando das novidades do Smashing Pumpkins. Não uma “crítica” com nota de avaliação como faço com os filmes, mas pelo menos comentar o que tenho escutado de novo.

Alguma coisa já da para acompanhar pelo meu perfil do site Last.fm, e também na barra lateral aqui do blog no qual coloquei tabelas geradas pelo site com as últimas músicas ouvidas e também artista e músicas mais ouvidas da semana.

Os preços dos cds continuam caros, então tenho optado por esperar os preços dos lançamentos baixarem para comprar. Esse ano comprei “apenas” 9 cds de 2007, que foram os seguintes:

Autoramas – Teletransporte

Banda carioca que chega ao seu quarto cd melhor do que nunca. Estiveram em Salvador para o seu tradicional show anual e mais uma vez um dos melhores do ano. Em sua página no Trama Virtual é possível baixar todos cds.




Chris Cornell - Carry On

Seu Segundo cd solo mostra que ele já não se encaixa mais em uma banda, é melhor trabalhar sozinho, pois funciona melhor. Um bom equilíbrio entre baladas e rock mais pesado. Destaque para o cover de “Billie Jean” de Michael Jackson e também a música “You know my name” que foi tema do filme “Cassino Royale”.


Foo Fighters - Echoes, Silence, Patience And Grace

Um cd sem muitas surpresas, mas com a mesma competência de sempre. Sexto disco da banda, produzido por Gil Norton, que produziu o segundo cd deles. Depois de fazer um cd duplo dividido em um cd acústico e um elétrico eles conseguem achar o tom certo entre os dois lados e fazer um cd mais maduro, musicalmente falando.


Marilyn Manson - Eat me, drink me

Depois do fim do seu casamento, Manson fez um cd mais pessoal e suas letras retratam o momento pelo qual passou. Agora já está de namorada nova e a vida continua. Seu sexto cd foi produzido por ele mesmo junto com Tim Skold, guitarrista da banda. O som continua na mesma linha, misturando rock pesado com um pouco de música eletrônica com um tom meio gótico.



Nine Inch Nails - Year Zero

Trent Reznor anda inspirado e pouco mais de 2 anos já lança mais um trabalho da sua banda. A divulgação do cd contou muito com a ajuda da Internet, com sites com jogos e espalhando pistas, inclusive em shows. Rock pesado com doses de música eltrônica, algo chamado de “rock industrial”.



Queens of the Stone Age - Era Vulgaris

Essa banda não cansa de surpreender e cada novo trabalho prova mais sua qualidade musical como uma das melhores bandas de rock da atualidade. Josh Homme, guitarrista, vocalista e líder da banda continua seguindo em frente, nesse que é oficialmente o primeiro álbum após a saída do baixista Nick Oliveri.



Smashing Pumpkins - Zeitgeist

O que falar sobre a minha banda favorita? Só o fato da banda ter voltado a ativa já é de se comemorar. Acho que já falei demais sobre eles aqui no blog. Nem preciso dizer que foi o meu cd favorito, né?




Velvet Revolver – Libertad

Essa “superbanda” lança seu segundo cd com muita qualidade, já mais confortável em trabalhar como banda em estúdio, trazendo o melhor do rock com riffs de guitarra incríveis, principalmente por parte de Slash.




White Stripes - Icky Thump

Jack White volta a trabalhar com sua companheira de banda Meg e lançam mais um excelente disco. Incrível a qualidade e criatividade de Jack, sempre trazendo alguns novos elementos musicais. Dessa vez uma influência de música mexicana facilmente identificada no single “Conquest”.



Alguns outros cds que também valem a pena destacar:

Klaxons - Myths Of The Near Future

Sem dúvidas uma das grandes revelações de 2007. Esse foi um dos poucos cds comentados aqui no blog. Criadores da “new rave” eles conquistaram o público, a mídia e também alguns prêmios.




Manic Street Preachers - Send Away The Tigers

Esse é o oitavo disco dessa banda, mas esse foi o primeiro que eu ouvi. O single “Your Love is not enough” traz a participação de Nina Persson do Cardigns e é uma das melhores músicas do ano.




Radiohead - In Rainbows

A banda surpreendeu o mundo ao lançar o seu novo trabalho pela internet vendendo as músicas pelo preço que você quisesse ou achasse que merecia ser pago. Esse fato deu muito o que falar no mundo da música, sem dúvidas uma revolução. Agora em 2008 o cd vai ser lançado de maneira tradicional.



Silverchair - Young Modern

Esse cd traz um equilíbrio melhor e mais coerente entre o rock e a música clássica do cd anterior. Aqui a coisa é mais sutil e funciona melhor nos arranjos da música. Guitarras distorcidas ainda têm seu lugar, mas não são mais o destaque.

2 comentários:

Tarcila disse...

Nine Inch Nails é bacana.
Marilyn Manson me dá medo.
Radiohead é demais.

Pronto esse é meu resumo. heehehehe
:P

:*

Anônimo disse...

se quiser te dou um dvd com todos os discos do manics, desde generation terrorists até lifeblood (o último antes de "send away the tigers")