propaganda

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Trainspotting

Título Original: Trainspotting (1993)
Autor: Irvine Welsh
Tradução: Gallera & Pellizari
Editora: Rocco
Número de páginas: 352


A obra “Trainspotting” é mais conhecida por sua versão no cinema dirigida por Danny Boyle e estrelada por Ewan McGregor em 1996. Escrito por Irvine Welsh, o livro foi lançado em 1993 e é sem dúvidas o mais popular do seu autor, que em 2002 lançou a continuação “Pornô”. Até mesmo no teatro o livro também ganhou uma adaptação, que chegou até a ganhar uma versão aqui no Brasil.

Para quem não sabe, o livro acompanha as aventuras de Mark Renton, um jovem viciado em drogas que mora na cidade de Edimburgo na Escócia. Além dele tem também os seus amigos e suas histórias são contadas sobre abuso de drogas e outros casos, sempre com um tom totalmente ácido e tragicômico.

O próprio autor teve seus problemas com a heroína, o que o torna um grande conhecedor da causa. O livro inclusive conta com umas vinhetas chamadas “Dilemas de um Viciado”, que são adaptadas de um diário escrito por ele na época em que era viciado.

Após a leitura do livro é impressionante constatar como o filme capturou bem a sua essência. É bom acompanhar os personagens com mais detalhes, com uma narrativa cheia de gírias e palavrões que deve ter dado muito trabalho aos tradutores. Eles explicam no final do livro sobre como procuraram traduzir as gírias sem usar o regionalismo de alguma parte específica do Brasil.

Apesar do sucesso do filme, o livro demorou em ganhar uma tradução aqui no Brasil. Felizmente agora tanto ela quanto a sua continuação já podem ser encontradas em português, inclusive o mais recente “As Revelações Picantes dos Grandes Chefs”.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

E eu que sou o maduro!

Rodrigo Carreiro disse...

Só vi o filme (e achei foda), mas tava afim mesmo de ler o livro que sempre é melhor.