propaganda

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Em Águas Profundas - Criatividade e Meditação

Título Original: Catching the Big Fish: Meditation, Consciousness e Creativity (2006)
Autor: David Lynch
Tradução: Márcia Frasão
Editora: Gryphus
Número de Paginas: 204

O diretor de cinema David Lynch esteve no Brasil no início de Agosto para divulgar o lançamento do seu livro “Em Águas Profundas - Criatividade e Meditação” e também dar palestras sobre meditação transcendental, tema do livro.

Ele passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília seguindo sua turnê mundial de divulgação sobre o assunto. Tudo foi registrado com câmeras e microfones e parece que esse registro deve virar um documentário. Aguardem novidades sobre isso por aqui. Enquanto isso irei falar sobre o livro.


No livro Lynch fala um pouco sobre a influência da meditação em seu trabalho e na sua vida. Ele a descobriu e virou adepto da prática na década de 70. Acabou também se aproximando do movimento espiritual criado pelo guru indiano Maharishi Mahesh Yogi, que ficou conhecido nos anos 60 graças a outros simpatizantes famosos como os Beatles.

Olhando assim superficialmente o livro tinha tudo para ser meio chato e desinteressante por ter uma cara meio de auto-ajuda ou algo do tipo, mas não é nada disso. Eu mesmo fiquei com essa impressão antes de dar uma olhada no livro.

Lynch fala um pouco sobre sua carreira, seus trabalhos e como a meditação funciona e influência seus métodos de criatividade artística. Tudo isso com um texto simples e fácil de ler dividido em pequenos capítulos que facilitam a leitura.

Quem curte os seus trabalhos irá encontrar algumas curiosidades bem interessantes sobre a carreira do diretor. Agora quem está mais interessado em apenas saber sobre a meditação melhor procurar algo mais especifico.

Bom, confesso que após a leitura não me interessei muito pela meditação, mas achei bem interessante a maneira como ele explica o quanto a coisa mudou a sua vida e influenciou na sua carreira, ou ainda como poderia mudar o mundo. Talvez ele possa até estar certo em parte, mas eu não levo jeito pra coisa. Minha capacidade de concentração não é das melhores (risos).

3 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Eu sou muito ansioso pra fazer meditação. Não dá.

Marcio Melo disse...

Eu tenho medo de David Lynch

Anônimo disse...

Muitooo bom seu blog. Adoreiii, continue assim.

BjOOoOo*