propaganda

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Número de salas X Número de cópias

Quem acompanha o blog sabe que eu sempre reclamo quando algum filme estréia somente “no Brasil” e não chega aqui em Salvador. Pois bem, nós sofremos com 2 problemas.

O primeiro é culpa da distribuidora que é o número de cópias. É ela quem determina quantas cópias vão ser distribuídas no país. Então caso um filme menor que não mereça, segundo eles, muitas cópias, primeiro os “mercados mais importantes” (São Paulo e Rio de Janeiro, isto é, o Brasil) têm a preferência. Então sobra para nós aguardar eles assistirem e liberarem as cópias.

O segundo problema é a falta de salas. Nesse caso o problema são os cinemas. As distribuidoras até mandam o filme, mas a administradora das salas prefere segurar a estréia porque tem outros filmes em cartaz ainda com público. Em Salvador praticamente não existe concorrência entre salas de cinema já que o grupo Oriente é dono de quase todas as salas menos o Cinemark do Salvador Shopping, o circuito da Sala de Arte e a sala Walter da Silveira.

Atualmente em Salvador existem os seguintes cinemas: UCI Aeroclube (10 salas), Multiplex Iguatemi (12 salas), Cinemark Salvador Shopping (8 salas), Shopping Barra (2 salas), Itaigara (1 sala), Center Lapa (2 salas), Ponto Alto (2 salas) e Circuito Sala de Arte (4 salas: UFBA, MAM, Museu e Aliança Francesa) totalizando 41 salas. O Circuito de Arte tem ainda a sala do Pelourinho em reforma e em março vai abrir uma nova sala no Shopping Paseo Itaigara.

Em breve a cidade deve ganhar novas salas. O antigo Glauber Rocha, localizado no Centro da cidade irá virar um Unibanco Artplex com 5 salas. Esse projeto está um pouco atrasado, era para ter sido inaugurado em Agosto desse ano, mas ainda não existe uma previsão de inauguração. Aguardem mais informações em breve por aqui. Em março 2009 vai ser inaugurado o Shopping Paralela que vai ter 6 salas cinemas. Outra boa notícia é que lá vai ter também uma loja da Livraria Saraiva. Mais informações no site: http://www.shoppingparalela.com.br.

Então é isso, o problema número 1 infelizmente vai ser complicado de ser mudado. Já o número 2 existe uma possibilidade de ser reduzido com a inauguração de novas salas. Vamos aguardar pra ver.

4 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Mas em 2009, pelo visto, parece que vamos ter mais opções. Já é um alívio ter tantas salas. Só espero que os donos não caiam na asneira de, quando lançarem um meg blockbuster como Batman, entupirem as salas só dele. Imagina: Paralela com 4 salas, Multiplex com 8, Cinemark com 5... Tudo do mesmo filme?
Pra dar o contraponto, em Maceió, até pouco tempo atrás, só existiam 4 salas!!!

Tarcila disse...

É... Salvador é de lascar mesmo.
Pelo menos há esperança de melhora.

:)

:*

Maína Pinillos Prates disse...

Hoje eu passei lá na frente do Glauber Rocha e tá bem adiantada a obra. Só que o lugar é meio trevas né?

Thiago disse...

Realmente, nem se compara a SP! Se bobear, só na redondeza da Paulista tem mais de 41 salas!

Abraços.