propaganda

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nova revista SET

Eu me lembro da primeira vez que comprei uma revista Set. Foi em 1990 e a capa era o filme Dick Tracy, sendo que a revista é publicada desde 1987. Desde então eu acompanho a revista que sempre foi minha principal referência no mundo do cinema. Os anos se passaram, veio a Internet, mas ele continuava viva.

Recentemente ela chegou a ser cancelada, mas acabou ganhando uma sobrevida. Atualmente ela é publicada pela editora Peixes, que faz parte da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), de Nelson Tanure.

Essa companhia está passando por uma reestruturação interna. Resolveram então demitir a equipe do editor Roberto Sadovski e em seu lugar foi colocada uma equipe que também faz parte do Jornal do Brasil, que é da CBM. Com isso a companhia iria diminuir os custos e dar uma sobrevida a revista.

O novo editor da revista se chama Mario Marques, responsável pelo Caderno B e pela Revista Programa, auxiliado pelos editores Carlos Helí de Almeida, Marco Antonio Barbosa e Nelson Gobbi, alem da parte gráfica elaborada por Robert Halfoun.

Com essas mudanças obviamente aconteceram algumas mudanças no enfoque e conteúdo da revista. Dentre elas um enfoque maior no cinema nacional, mas sem deixar de lado as grandes produções de Hollywood. Além disso, a revista vai contar com 3 colunas escritas por Luiz Noronha, jornalista e produtor de cinema, Pedro Butcher, crítico da Folha de S. Paulo e editor do boletim Filme B, e pelo jornalista Marcelo Cajueiro, correspondente no Rio da revista americana Variety.

Outra mudança deve ser na Internet, com uma reformulação do site (http://www.setonline.com.br) e também uma maior interação com os leitores.

A bem da verdade é que a revista estava mesmo precisando de mudanças. O enfoque da revista era voltado nos blockbusters americanos, além da parte da opinião e críticas estava muito fraca.

Por enquanto ainda é cedo para falar se as mudanças fizeram efeito. Não houve uma edição de Maio, mas a de Junho já saiu com o comando da nova equipe, mas a matéria da capa sobre o filme “Exterminador do Futuro: a salvação” ainda foi de autoria do antigo editor Roberto Sadovski.

Como antigo leitor da revista espero que ele continue a ser editada e não “morra”. Quanto a Sadovski, ele continua escrevendo no seu blog (http://fiztv.uol.com.br/blogs/kapow) e deve estar correndo atrás de algum novo projeto ou quem sabe editar uma nova revista de cinema. Aguardem por aqui alguma novidade sobre isso.

5 comentários:

Marcio Melo disse...

Nunca fui um seguidor assíduo como você da SET.

Comprava esporadicamente. Eu sincereamente não sei se existe alguma forma das revistas terem sobrevida com a internet do jeito que está

Rodrigo disse...

Esse Sadovski é um grande idiota. Vejo comentários dele em algumas comunidades do orkut e me impressiono com a imbecilidade do cidadão. Ele até entende de revista (revitalizou a Sexy, por ex.), mas sabe pouco de cinema em si. Sorte da SET. Estava transformando a revista em publicação de nerd e puramente blockbuster. Só dava capa pra filme que convidava pra viajar pra Hollywood, tanto é que chamava LA de "meu quintal". Ai ai

Unknown disse...

Também sou fã da revista e a assinei por alguns anos em seu inicio, não sabia destas mudanças todas, mas pelo que li no blog parece que é para melhor. Como você espero que a revista continue, nos últimos anos estava decaindo muito, mas é o único veiculo escrito sobre cinema que temos. Existem outros projetos, mas que nunca vingaram.

Tucha disse...

Nestes novos tempos as publicações têm que repensar, serem algo mais que meros repasses de informações serem criticas, analisarem, refletirem os acontecimentos e no caso especifíco os filmes.

The Frozen Gallery disse...

Meu caro, se vc acha mesmo que a revista estava 'fraca' desejo boa sorte na nova empreitada de leitura, uma vez que a equipe que está 'reestruturando' a mesma é totalmente inadequada pro JOB.
Não dois mais 3 meses pra essa revista. E pela minha experiencia, Sadovski era quem dava vida a revista.