propaganda

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Melhores filmes da década

Chegamos ao final de uma década, então porque não fazer uma lista dos melhores filmes dela. Na verdade eu não diria que é uma lista de melhores filmes e sim a lista dos meus filmes favoritos. Acho que assim soa menos pretensioso.

Resolvi fazer junto com Marcio do blog Porra man uma lista e 20 filmes, cada um fez a sua, e publicar no mesmo dia. Então não esqueçam também de conferir a lista dele. E o blog Café com Pop também divulgou a sua lista.

Foi bem complicado fazer essa lista. A primeira etapa foi fazer o levantamento dos melhores filmes de cada ano da década. As últimas foram mais fáceis graças as listas aqui do blog. Foram mais de 100 filmes ao todo. Depois veio a pior parte, conseguir separar apenas 20 filmes. É bem capaz de assim que publicar essa lista achar que tinha mais algum que deveria estar aqui, mas faz parte. Para completar o trabalho ainda ordenar os 20 selecionados. Pois bem, o resultado você confere abaixo com um breve comentário sobre cada filme.



20) Os excêntricos Tenenbaums
(The Royal Tenenbaums, 2001)
Com: Gene Hackman, Anjelica Huston, Gwyneth Paltrow, Ben Stiller, Andrew Wilson, Luke Wilson, Owen Wilson, Danny Glover, Bill Murray e Stephen Lea Sheppard
Direção: Wes Anderson


O diretor Wes Anderson fez a sua obra prima com esse filme reunindo um excelente elenco para contar a história de uma família bastante peculiar cheia de emoção, drama e também bom humor.



19) Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América
(Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan, 2006)
Com: Sacha Baron Cohen, Ken Davitian, Luenell e Pamela Anderson
Direção: Larry Charles


Sacha Baron Cohen fez o mundo dar risada com essa mistura de comédia com documentário que sacaneia em alta a sociedade americana.



18) Sin City
(2005)
Com: Bruce Willis, Mickey Rourke, Clive Owen, Jessica Alba, Benicio del Toro, Brittany Murphy, Elijah Wood, Rosario Dawson, Jaime King, Michael Clarke Duncan, Nick Stahl, Alexis Bledel, Powers Boothe, Michael Madsen, Josh Hartnett, Devon Aoki, Carla Gugino e Rutger Hauer
Direção: Frank Miller e Robert Rodriguez

Robert Rodriguez conseguiu convencer Frank Miller a deixá-lo fazer um filme sobre sua revista e ainda trouxe o cara para dirigir o filme em dupla. O resultado é realmente incrível e transpõe muito bem para a tela o clima dos quadrinhos.



17) A viagem de Chihiro
(Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001)
Direção: Hayao Miyazaki
Com as vozes de: Rumi Hîragi, Miyu Irino e Mari Natsuki

Foi com esse filme que eu virei fã do trabalho de Hayao Miyazaki, verdadeiro mestre da animação japonesa. O mundo criado por ele é realmente impressionante.



16) Corpo Fechado
(Unbreakable, 2000)
Com: Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robin Wright Penn e Spencer Treat Clark
Direção: M. Night Shyamalan

Após o sucesso de Sexto Sentido o diretor M. Night Shyamalan fez o seu melhor filme. Corpo Fechado é uma excelente fábula e surpreende, com destaque para o final "surpresa" que é meio que uma marca registrada do diretor.



15) Quase Famosos
(Almost Famous, 2000)
Com: Billy Crudup, Frances McDormand, Kate Hudson, Patrick Fugit, Jason Lee, Zooey Deschanel, Anna Paquin, Fairuza Balk, Noah Taylor e Phillip Seymour Hoffman
Direção: Cameron Crowe

Cameron Crowe misturou realidade com ficção inspirada em sua própria vida ao contar a história de um garoto que quer ser jornalista e tem sua grande chance ao excursionar com uma banda onde irá descobrir muito sobre a vida e principalmente sobre o amor.



14) Alta Fidelidade
(High Fidelity, 2000)
Com: John Cusack, Iben Hjejle, Jack Black, Todd Louiso, Joan Cusack, Tim Robbins, Catherine Zeta-Jones, Lisa Bonet, Sara Gilbert, Joelle Carter, Lili Taylor e Natasha Gregson Wagner
Direção: Stephen Frears

Foi com esse filme que eu conheci a obra do escritor Nick Hornby e virei fã. E essa lista tem tudo a ver com a história, que tem várias listas de melhores coisas.



13) A fantástica fábrica de chocolates
(Charlie and the Chocolate Factory, 2005)
Com: Johnny Depp, Freddie Highmore, David Kelly, Helena Bonham Carter e Julia Winter
Direção: Tim Burton

Tim Burton é um dos meus diretores favoritos e a sua versão da fantástica fábrica de chocolates realmente fez jus ao livro. A performance de Johnny Depp, em mais uma parceria com o diretor, é sensacional. Destaque também para a trilha de Danny Elfman, outro eterno parceiro de Burton.



12) Cidade dos Sonhos
(Mulholland Drive, 2001)
Com: Naomi Watts, Laura Elena Harring, Justin Theroux, Ann Miller, Dan Hedaya, Robert Forster e Melissa George
Direção: David Lynch

Esse foi o filme que eu vi no cinema com a maior recepção negativa por parte da audiência que não foi capaz de entender e viajar nessa fantástica e louca viagem criada pela mente de David Lynch. Silencio! No hay banda!



11) O Senhor dos Anéis – Trilogia
(The Lord of the Rings trilogy, 2001, 2002, 2003)
Com: Viggo Mortensen, Elijah Wood, Dominic Monaghan, Sean Astin, Ian McKellen, John Rhys-Davies, Orlando Bloom, Billy Boyd, Ian Holm e Andy Serkis
Direção: Peter Jackson


Não dá para separar esses 3 filmes, é uma história só. Peter Jackson provou ao mundo que era capaz de recriar o mundo de J. R. R. Tolkien no cinema e deixou George Lucas chupando dedo com seus Star Wars já que o cara ainda conseguiu ganhar o Oscar de melhor diretor e melhor filme com O Retorno do Rei, que sem dúvidas é o melhor dos 3.



10) Os Incríveis
(The Incredibles, 2004)
Com: Craig T. Nelson, Holly Hunter, Sarah Vowell, Spencer Fox, Jason Lee e Samuel L. Jackson
Direção: Brad Bird

A Pixar é demais, se pudesse colocaria todos os filmes feitos por eles nessa década nessa lista. Acabei escolhendo esse para representar que marcou a década dos filmes de super-heróis.



9) Encontros e Desencontros
(Lost in Translation, 2003)
Com: Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi, Anna Faris e Fumihiro Hayashi
Direção: Sofia Coppola

Uma história de amor impossível junto com uma trilha sonora indie misturada com uma excelente fotografia graças a cidade de Tóquio e uma ótima dupla de protagonistas e temos um excelente filme.



8) Sangue Negro
(There Will Be Blood, 2007)
Com: Daniel Day-Lewis e Paul Dano
Direção: Paul Thomas Anderson


Paul Thomas Anderson é sem dúvidas um dos grandes diretores da atualidade e esse filme é espetacular graças principalmente ao show de interpretação do protagonista Daniel Day-Lewis.



7) X-men 2
(X2, 2003)
Com: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Ian McKellen, Famke Janssen, Brian Cox, Alan Cumming, Anna Paquin, Halle Berry e James Marsden
Direção: Bryan Singer


Foi Bryan Singer que conseguiu fazer o primeiro filme realmente decente e bem adaptado do mundo dos quadrinho que fez com que a década fosse marcada por inúmeras adaptações. O segundo filme dos X-Men é superior ao primeiro, pena que estragaram tudo no 3 e com o filme solo do Wolverine.



6) Homem-Aranha 2
(Spider-Man 2, 2004)
Com: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, e J. K. Simmons
Direção: Sam Raimi

Logo após os X-Men veio o Homem Aranha e consolidou os filmes de heróis no cinema, conseguindo algo ainda superior aos mutantes. E foi também no segundo filme que conseguiu chegar na melhor história. O 3 é mais fraco, mas não chega a comprometer.



5) Brilho Eterno de uma mente sem lembranças
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004)
Com: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Tom Wilkinson
Direção: Michel Gondry

Charlie Kaufman é um dos melhores roteiristas da atualidade e sempre capaz de surpreender com uma história totalmente interessante e criativa. Aqui ele conta uma história de amor e a direção de Michel Gondry constrói a visão ideal para a narrativa.



4) Adaptação
(Adaptation, 2002)
Com: Nicolas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper, Cara Seymour e Tilda Swinton
Direção: Spike Jonze

O diretor Spike Jonze mais uma vez se une ao roterista Charlie Kaufman para contar mais uma história surpreendente e genial. Sem dúvidas é o melhor trabalho da dupla.



3) Kill Bill vol. 1 e 2
(2003, 2004)
Com: Uma Thurman, Lucy Liu, Daryl Hannah, David Carradine, Vivica A. Fox, Michael Madsen, Julie Dreyfus, Chiaki Kuriyama e Sonny Chiba
Direção: Quentin Tarantino

Quentin Tarantino é sem dúvidas um dos diretores mais importantes da atualidade e aqui ele faz sua visão de filmes de arte marciais contando a história da Noiva vivida por Uma Thurman indo em busca de vingança.



2) Batman - O Cavaleiro das Trevas
(The Dark Knight, 2008)
Com: Christian Bale, Michael Caine, Heath Ledger, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal e Morgan Freeman
Direção: Christopher Nolan

Se em Batman Begins Christopher Nolan já tinha conseguido dar uma nova e excelente visão aqui ele consolida a história em um filme ainda melhor. A performance de Heath Ledger como Coringa também marcou a década.



1) Amnésia
(Memento, 2000)
Com: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano
Direção: Christopher Nolan

O diretor Christopher Nolan é o único diretor com 2 filmes na minha lista, mas além de ter feito o excelente Cavaleiro das Trevas, fez também essa outra obra prima sobre um cara com problemas de memória fazendo com que o espectador se sinta um pouco como ele desorientado ao narrar a história de trás para frente.
Postar um comentário