propaganda

quinta-feira, 4 de março de 2010

O Fantástico Sr. Raposo

Título Original: Fantastic Mr. Fox (EUA, 2009)
Com: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Bill Murray, Owen Wilson, Wally Wolodarsky, Michael Gambon, Eric Anderson, Willem Dafoe, Jarvis Cocker, Helen McCrory e Wes Anderson
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Noah Baumbach e Wes Anderson (baseado na obra de Roald Dahl)
Duração: 87 minutos


Nota: 4 (ótimo)

O diretor e roteirista Wes Anderson (A Vida Marinha com Steve Zissou , Viagem a Darjeeling) resolveu mudar um pouco ao adaptar uma obra infantil do autor Roald Dahl, de obras como “A fantástica fábrica de chocolates”. Mesmo assim ele conseguiu adaptar a história de "O Fantástico Sr. Raposo" seguindo o estilo dos seus filmes.

O resultado é que apesar da temática infantil o público alvo acaba sendo mesmo o adulto. Tanto que aqui no Brasil só tinham cópias legendadas, algo bem incomum se tratando de uma animação.

O problema foi esperar chegar alguma cópia em Salvador. O filme estreou “lá no Brasil” no início de dezembro de 2009 e só chegou por aqui agora em Fevereiro. Valeu a pena esperar e ainda fui pela primeira vez no Cine Vivo, cinema do Circuito Sala de Arte localizado no Shopping Paseo, que é bem bacana.

Na história o Senhor Raposo, dublado por George Clooney, é um pai de família que tenta levar uma vida comum como colunista de um jornal dos bichos. Mas sua vocação mesmo é roubar galinhas. Frustrado após alguns anos longe dessa vida “criminosa” ele resolve voltar a ela. Isso acaba gerando conseqüências desastrosas tanto para sua família quanto para os outros animais.

Percebem-se então as marcas dos filmes de Anderson. Está lá a família desajustada, os tipos estranhos dos personagens, uma mistura de drama e comédia, trilha sonora pop, diálogos além dos atores sempre presentes como Bill Murray, Jason Schwartzman e Owen Wilson.

Um filme divertido e carismático, capaz de agradar todas as idades e que mostra que o diretor Wes Anderson também é talentoso no mundo das animações, além de conseguir adaptar uma obra infantil clássica de forma que mantenha seu estilo de fazer filmes sem perder a essência do livro.

2 indicações ao Oscar
Animação: Wes Anderson (diretor)
Trilha Sonora: Alexandre Desplat

4 comentários:

Marcio Melo disse...

Mais um pra lista que vou esperar passar no Telecine hehehe

Tucha disse...

Espero ter tempo de ver este filme. Se não vou ter que aguardar em DVD

Cristiano Contreiras disse...

Preciso ver este e já!

Paloma disse...

Vc fica querendo descrições explicítas, e eu fico querendo ser discreta e misteriosa na internet! hahahaha

Eu vi no cinema.. e faz tempo... rs... gostei muito.. principalmente do agregado zen e do baixinho neurótico!