propaganda

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Os Mercenários 2

Título Original: The Expendables 2 (EUA , 2012)
Com: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Chuck Norris, Terry Crews, Jet Li, Randy Couture, Liam Hemsworth, Scott Adkins e Nan Yu
Direção: Simon West
Roteiro: Richard Wenk e Sylvester Stallone
Duração: 103 minutos

Nota: 5 (excelente)

Se alguém dissesse uns 20 anos atrás que um dia seria possível ver Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e Chuck Norris num mesmo filme e numa mesma cena de ação com certeza eu diria que essa pessoa estava sonhando. Mas acreditem, as vezes os sonhos podem virar realidade. É assim que eu defino “Os Mercenários 2”, a realização de um sonho. Ver todos esses caras juntos fazendo um filme de ação de verdade!

Se no 1º filme Schwarzenegger e Willis só conversavam com Stallone, agora é possível vê-los juntos em ação. E como uma continuação tem que ser maior, temos o já citado Norris adicionado ao elenco junto com outro clássico ator de ação dos anos 80: Jean-Claude Van Damme como o vilão do filme. Aí vem outro sonho, ver Van Damme e Stallone saindo na porrada. 

Temos também um nome mais jovem: Liam Hemsworth (Jogos Vorazes), fazendo a ligação com o público mais novo que nem era nascida na época em que o resto do elenco brilhava nos cinemas. E também um nome feminino: Nan Yu, para agradar as mulheres e mostrar que elas também são boas na porrada.

Dessa vez Stallone deixou a direção com Simon West, experiente e razoável diretor de filme de ação. Logo nos primeiros minutos de projeção o filme já mostra ao que veio com uma grande e ótima cena de ação que já vale o ingresso. Tiros, explosões e porrada, todos os ingredientes na medida certa para a alegria dos fãs. Dessa forma Stallone se desgatou menos e podia se preocupar mais o que estava na frente das câmeras e não detrás delas.

A trama é apenas razoável e desculpa para as cenas de ação. Mas o genial são as piadas e referências aos protagonistas, sua idade avançada e sua filmografia. Ou até mesmo piada com os Chuck Norris Facts, sucesso na Internet. É legal ver que ninguém está levando nada a sério. O mais importante é entregar o que os fãs querem que é ver: os astros na tela fazendo o que sabem melhor que são as cenas de ação.

O resultado nem preciso dizer que é maravilhoso e que conseguiram superar o primeiro. A fórmula de juntar antigos astros ao fazer um filme de ação a moda antiga, mas com os efeitos e tecnologias atuais, funcionou mais uma vez. Cenas de ação de qualidade, essa são cada vez mais raras com o excesso de uso de computação gráfica que muitas vezes as deixam totalmente sem graça. Precisamos mais uma vez ser “salvos” de novo pelos “heróis” dos anos 80 para mostrar mais uma vez como fazer o negócio funcionar. 
Mas a mensagem final mesmo é: sonhos as vezes se realizam. Será que vão fazer mais uma continuação? Quem vão trazer dessa vez? O jeito agora é aguardar...

Um comentário:

Marcio Melo disse...

O melhor mesmo é que nem eles se levam a sério, como você citou na sua crítica, e isso torna tudo ainda mais divertido.

Um sonho realizado novamente e que consegue até superar o primeiro filme que já foi demais.

Keep Calm and Chuck Norris neles!