propaganda

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os melhores filmes musicais


O musical é um gênero de filmes que teve sua “era de ouro” entre 1930 e 1960. Nessa época tivemos grandes clássicos e estrelas como Gene Kelly em “Cantando na Chuva” de 1952, só para citar algum. Depois disso o público foi diminuindo e ele acabou ficando menos “mainstream” e mais “especializado”.

Um dos estúdios que manteve o espírito dos musicais vivo foi a Disney já que suas produções sempre contaram com grandes canções como “Aladdin” e “O Rei Leão”. E recentemente voltou a ganhar dinheiro com isso com produções tipo “High School Musical”.


Ainda assim alguns bons filme foram realizados, mas o grande renascimento aconteceu nos anos 2000 com o sucesso de “Moulin Rouge” que deu uma nova roupagem ao gênero. Foi inclusive graças a ele que eu comecei a gostar de musicais, pois a Disney tinha me cansado um pouco do gênero.


E aproveitando essa marca a cerimônia do Oscar 2013 irá fazer uma homenagem a esses musicais “modernos”, já que temos “Os Miseráveis” entre os indicados. E eu aproveito para fazer a minha lista dos melhores musicais.


 


Moulin Rouge (2001)
Com: Nicole Kidman, Ewan McGregor, Jim Broadbent, Richard Roxburgh e John Leguizamo
diretor: Baz Luhrmann


O diretor Baz Luhrmann criou um filme sensacional que pegava clássicos da música pop de artistas diversos como Madonna e The Police misturando-os em “remixes” que se transformavam em novas canções. Uma linda e triste história de amor, que também entrou na minha lista de melhores filmes românticos. Sem dúvidas de grande importância para a volta da produção dos musicais em Hollywood.



Chicago (2002)
com: Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere, Queen Latifah e John C. Reilly
diretor: Rob Marshall


Esse se aproveitou da volta a moda dos musicais para adaptar ao cinema o espetáculo do teatro. E segue mais o estilo tradicional com canções próprias e também diversos números de dança.



Hedwig and the Angry Inch (2001)
com: John Cameron Mitchell, Miriam Shor, Stephen Trask, Andrea Martin e Michael Pitt
diretor: John Cameron Mitchell


Outro musical que migrou do teatro para o cinema nas mãos de John Cameron Mitchell que além de dirigir interpretou o papel principal de Hedwig numa trama que mistura comédia e drama ao som de muito rock´n roll!



Hairspray (2007)
com: Nikki Blonsky, John Travolta, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Amanda Bynes, James Marsden, Queen Latifah, Brittany Snow e Zac Efron
diretor: Adam Shankman


Muitos musicais apareceram nessa época, mas sem dúvidas esse foi um dos mais chamou a atenção. A história se passa nos anos 60, fala sobre preconceito e tem um “gordinha” como protagonista. Ótimas canções e destaque para John Travolta como a mãe da protagonista que rouba a cena quando aparece. Esse eu já comentei aqui no blog.



The Rocky Horror Picture Show (1975)
com: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick, Richard O'Brien, Patricia Quinn, Nell Campbell, Jonathan Adams, Peter Hinwood e Meat Loaf
diretor: Jim Sharman


O filme mistura ficção científica com filmes lado B ao som de rock e música pop numa fantástica história com toques de comédia. Um retrato de uma época da liberdade sexual que foi um fracasso no lançamento, mas depois ganhou status de cult e é exibido nos cinemas nos EUA até hoje em sessões especiais.



O estranho mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)
com: Danny Elfman, Chris Sarandon, Catherine O'Hara, William Hickey, Glenn Shadix e Ken Page
diretor: Henry Selick
Tim Burton criou esse incrível conto de natal com sua peculiar visão e deixou a direção com Henry Selick que tinha experiência com animação em stop-motion. E as músicas ficaram por conta de Danny Elfman, ex-vocalista da banda Oingo Boingo (que fez sucesso nos anos 80), que virou frequente colaborador das músicas dos filmes de Burton e que aqui também cantou as canções do personagem principal Jack.

Um comentário:

Don Tecnologias disse...

Coloque um de nossos banner popblogs.net para seu blog ser liberado estamos no aguardo