propaganda

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quentin Tarantino - Arquivos de um fanatico por cinema

Título Original:  Quentin Tarantino: The Film Geek Files (2005)
Autor: Paul A. Woods
Tradução: Santiago Nazarian
Editora: Leya Brasil
Número de páginas: 384

 
Eu sou bastante fã de Quentin Tarantino! Ele é um dos meus diretores de filme favoritos. Então quando fiquei sabendo do lançamento em 2012 no Brasil do livro “Quentin Tarantino - Arquivos de um fanatico por cinema”, que é do mesmo autor de “O estranho mundo de Tim Burton”, fui correndo na livraria comprar.

O livro segue a mesma fórmula do livro sobre Tim Burton ao reunir textos sobre os filmes de Tarantino em ordem cronológica. E não apenas os filmes que ele dirigiu, tem também os que ele apenas escreveu o roteiro.

Os textos são bastante diversificados e falam não só sobre os filmes como também fazem análises sobre a carreira do diretor. Tenta acabar por exemplo como uma lenda de que Tarantino teria aprendido tudo sobre cinema ao trabalhar numa locadora de filmes. Na verdade o fato dele ser aficionado pela tema que fez com que ele tivesse tido o emprego.

E o mais legal, tem também textos do próprio Tarantino sobre gêneros e coisas de seu interesse sobre cinema.

Os primeiros filmes, principalmente “Cães de Aluguel” e “Pulp Fiction” são que contem a maior quantidade de textos. Em alguns momentos eles acabam soando um pouco repetitivos, mas nada que chegue a desestimular a leitura. Apesar do ter saído nos EUA em 2005, ele conta com um texto bônus de “Bastardos Inglórios”. E obviamente não tem nada sobre seu último filme "Django Livre".

Fãs do diretor, assim como eu, com certeza tem que ter esse livro em casa. Leitura altamente recomendável!
Postar um comentário