propaganda

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quentin Tarantino - Arquivos de um fanatico por cinema

Título Original:  Quentin Tarantino: The Film Geek Files (2005)
Autor: Paul A. Woods
Tradução: Santiago Nazarian
Editora: Leya Brasil
Número de páginas: 384

 
Eu sou bastante fã de Quentin Tarantino! Ele é um dos meus diretores de filme favoritos. Então quando fiquei sabendo do lançamento em 2012 no Brasil do livro “Quentin Tarantino - Arquivos de um fanatico por cinema”, que é do mesmo autor de “O estranho mundo de Tim Burton”, fui correndo na livraria comprar.

O livro segue a mesma fórmula do livro sobre Tim Burton ao reunir textos sobre os filmes de Tarantino em ordem cronológica. E não apenas os filmes que ele dirigiu, tem também os que ele apenas escreveu o roteiro.

Os textos são bastante diversificados e falam não só sobre os filmes como também fazem análises sobre a carreira do diretor. Tenta acabar por exemplo como uma lenda de que Tarantino teria aprendido tudo sobre cinema ao trabalhar numa locadora de filmes. Na verdade o fato dele ser aficionado pela tema que fez com que ele tivesse tido o emprego.

E o mais legal, tem também textos do próprio Tarantino sobre gêneros e coisas de seu interesse sobre cinema.

Os primeiros filmes, principalmente “Cães de Aluguel” e “Pulp Fiction” são que contem a maior quantidade de textos. Em alguns momentos eles acabam soando um pouco repetitivos, mas nada que chegue a desestimular a leitura. Apesar do ter saído nos EUA em 2005, ele conta com um texto bônus de “Bastardos Inglórios”. E obviamente não tem nada sobre seu último filme "Django Livre".

Fãs do diretor, assim como eu, com certeza tem que ter esse livro em casa. Leitura altamente recomendável!

2 comentários:

Marcio Melo disse...

Interessante!

Tucha disse...

Fiquei curiosa... me empresta?