propaganda

quinta-feira, 14 de março de 2013

Bernie

Título Original: Bernie (EUA, 2011)
Com: Jack Black, Shirley MacLaine e Matthew McConaughey
Diretor: Richard Linklater
Roteiro: Skip Hollandsworth e Richard Linklater
Duração: 104 minutos


Nota: 4 (ótimo)

O filme “Bernie” junta novamente o diretor Richard Linklater e o ator Jack Black que haviam trabalhado juntos em “Escola do Rock”. Infelizmente ele não foi exibido aqui no Brasil e continua sem previsão de lançamento oficial. Eu tinha ouvido falar dele em 2012 quando uma amiga assistiu lá nos EUA e tinha gostado, mas só lembrei de correr atrás dele esse ano quando o site Rotten Tomatoes o elegeu a melhor comédia de 2012.

Na verdade o filme não é bem uma comédia, talvez no máximo uma comédia de humor negro. Por isso estranhei um pouco o início do filme quando descobri realmente do que se tratava a história. A trama é baseada em fatos reais e segue um estilo que mistura um pouco de documentário com filme tradicional.

Black vive o Bernie do título. Ele trabalha numa funerária de uma pequena cidade do interior dos EUA chamada Carthage, no estado do Texas. Ele presta um serviço bastante diferenciado ao cuidar de todos os detalhes do velório e inclusive cantando músicas durante a cerimônia. Graças a isso ele é uma figura bastante querida e conhecida na cidade.

Mas temos também Marjorie Nugent (Shirley MacLaine), uma senhora que perde o marido e acaba virando amiga de Bernie após ele prestar seus serviços funerários a ela. Acontece que ela é uma pessoa que ninguém gosta, inclusive os parentes. Ela trata mal as pessoas e é bastante possessiva. Mas Bernie consegue enxergar algo nela que as outras pessoas não, talvez por ele ser uma pessoa bastante simpática e paciente. Então acaba surgindo uma ótima amizade.

O problema é que nem Bernie consegue aguentá-la por muito tempo e um dia ele perde a cabeça e acaba matando-a. Só que ele esconde o corpo e continua vivendo por um tempo sem que ninguém de falta dela, afinal de contas ninguém gostava dela. Aí entra a investigação do policial Danny Buck Davidson (Matthew McConaughey).

Iremos conhecer mais sobre o personagem tanto pela dramatização com Black e também com depoimentos de pessoas da cidade contando fofocas sobre sobre o ocorrido e os envolvidos. O interessante é que algumas pessoas são atores, mas outras são pessoas mesmo da cidade “interpretando” elas mesmas.

E o caso ficou conhecido nos EUA pelo fato de todo mundo na cidade gostar tanto de Bernie que ninguém conseguiu acreditar que ela tinha matado Marjorie, ou teria tido seus motivos já que ela era uma pessoa detestável. Então nenhum juri popular local iria condená-lo. Mais uma dor de cabeça para o policial Danny.
Linklater constrói muito bem a história e essa discussão se o Bernie é culpado ou não é muito boa. Mas a coisa realmente funciona graças ao elenco. Black está fantástico e carrega o filme com seu carisma. MacLaine também está ótima como a “vilã” da história Marjorie e a participação de McConaughey como o policial também é muito boa.

Nenhum comentário: