propaganda

terça-feira, 12 de março de 2013

Um Otimista Incorrigível

Título Original:  Always Looking Up: The Adventures of an Incurable Optimist (2009)
Autor: Michael J. Fox
Tradução: Cassius Medauar
Editora: Planeta do Brasil
Número de páginas: 256


Michael J. Fox é um ator consagrado internacionalmente tanto no cinema em filmes como a trilogia “De volta para o futuro” como na televisão. Mas durante sua carreira de sucesso e fama, sem dúvidas a coisa mais complicada que ele teve que encarar foi a doença. Nos anos 90 ele foi diagnosticado com a doença de Parkinson e teve que aprender a lidar com ela.

Ele acabou diminuindo o ritmo de trabalho e chegou até a se aposentar. Então começou a dedicar sua vida a família e a uma fundação de pesquisa para a cura da doença, e claro, a continuar lutando pela vida.

Um Otimista Incorrigível” é seu 2º livro. O 1º chamado "Lucky Man: A Memoir" (não lançado no Brasil) é uma biografia mais tradicional onde ele conta sobre sua vida. Aqui ele fala mais sobre como ele mudou graças a doença. E sobre como se mantêm motivado a continuar vivendo e lidar com a doença. E como o próprio título já diz, como ele continua sendo uma pessoa otimista apesar de tudo.

Afinal de contas, apesar da doença ele tem família (esposa e filhos), teve uma ótima carreira no cinema e televisão. Então ele não pode reclamar da vida e deixar de se sentir bem por causa da doença. 

E ele acabou virando referência de luta contra o Parkinson mostrando que é possível continuar vivendo e aprendeu a lidar com a doença. Ele descreve suas novas perspectivas e desafios, e como isso o ajudou a enfrentar novos desafios e oportunidades. 

O livro pode ser descrito como uma viagem de autodescoberta e reinvenção. Mas não pensem que se trata de um livro de auto ajuda. Ele não está ensinando nada, apenas descrevendo suas experiências e como ele lidou com elas.

Quem é fã do ator é uma boa oportunidade de saber um pouco mais sobre esse seu lado pessoal e de como ele lidou com a doença. E também não deixa de ser um bom exemplo de vida.

Tanto esse livro quando o 3º chamado "Coisas Engraçadas Aconteceram No Caminho Para o Futuro" podem ser encontrados facilmente em livrarias pelo Brasil. Já o 1º também é possível achar por aqui, mas apenas em inglês. 

Eu achei o livro bem interessante e me fez conhecer um outro lado do ator. Quem sabe em breve não corro atrás dos outros, aí posso escrever sobre eles por aqui depois.

Um comentário:

Maína Pinillos Prates disse...

Me empreste esse livro, fiquei curiosa. beijos