propaganda

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Além da Escuridão - Star Trek

Título Original: Star Trek Into Darkness (EUA, 2013)
Com: Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana, Benedict Cumberbatch, Karl Urban, John Cho, Alice Eve, Bruce Greenwood, Simon Pegg, Peter Weller e Anton Yelchin
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: Alex Kurtzman, Damon Lindelof e Roberto Orci
Duração: 133 minutos

Nota: 5 (excelente)

J.J. Abrams conseguiu ressuscitar a franquia “Star Trek”, mas demorou 4 anos para uma nova aventura ser realizada. Conseguiria ele acertar novamente? Sim, ele conseguiu! "Além da Escuridão - Star Trek” fecha de vez o reinicio da franquia com os mesmos elementos que garantiram o sucesso do primeiro filme.


A principal diferença nesse 2º filme é o vilão. No o personagem interpretado por Eric Bana (chamado Nero) era bem genérico e funcionava na trama. Dessa vez o personagem interpretado por Benedict Cumberbatch é bem mais interessante. Suas motivações são mais profundas e pessoais, e durante o filme ficaremos na dúvida sobre suas reais intenções e se ele é vilão ou não. E o seu nome é SPOILER, então melhor nem citar.
Além disso, as referências ao universo Jornada nas Estrelas são bem maiores. Confesso não ser fã e apesar de ter adorado o 1º filme não cheguei ao ponto de me empolgar em assistir as séries e filmes antigos. Mas ainda assim consegui pegar a maioria das referências, mas os fãs de verdade com certeza vão ficar bem felizes. Mas não se preocupem que nada chega a atrapalhar o entendimento da trama. O filme funciona para todo mundo.

Mais uma vez o roteiro acerta em equilibrar bem o papel dos personagens mais importantes da trama. Temos mais um capítulo na evolução e consolidação da amizade entre Kirk (Chris Pine) e Spock (Zachary Quinto). Scotty (Simon Pegg) mais uma vez rouba a cena sempre que aparece e tem as melhores piadas do filme. Uhura (Zoe Saldana) ganha mais destaque, mas em compensação Chekov (Anton Yelchin) e Sulu (John Cho) diminuem um pouco sua participação em relação ao filme anterior.
Na parte técnica o filme também faz bonito. O visual e os efeitos são muito bons. O 3D não é essencial, mas funciona bem como um algo mais na parte visual. Quem conseguir assistir no IMAX (não foi o meu caso) com certeza vai sentir a diferença.

As cenas de ação são muito boas e o roteiro consegue equilibrá-las bem dentro da história a ponto de sempre estar acontecendo alguma coisa, mas sem a sensação de estar em correria.

No mais, como falei no início, o filme mantêm os mesmos elementos que funcionaram no anterior ao misturar drama, ação, comédia e ficção científica criando um excelente entretenimento, além de continuar com o respeito aos elementos da franquia.

Agora é saber qual será o futuro de Star Trek, já que J.J. Abrams está assumindo a franquia concorrente e vai dirigir o episódio 7 de Star Wars. Ele promete continuar, pelo menos como produtor. Vamos aguardar para ver.

"Além da Escuridão - Star Trek" estreia no Brasil dia 14 de Junho de 2013, mas algumas pré-estreias tem rolado. Confira a programação da sua cidade no site www.ingresso.com.br .

2 comentários:

Tucha disse...

Aqui em SSA estou com pré estréia esta semana

Marcio Melo disse...

Continua incrível e numa mistura muito boa entre ação e humor, mas confesso que achei o primeiro um pouquinho mais legal e genial que este.