propaganda

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Capitão Phillips

Título Original: Captain Phillips (EUA , 2013)
Com: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman, Faysal Ahmed, Mahat M. Ali, Michael Chernus, Catherine Keener, David Warshofsky, Corey Johnson, Chris Mulkey, Yul Vazquez e Max Martini
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Billy Ray baseado no livro de Richard Phillips e Stephan Talty
Duração: 134 minutos


Nota: 5 (excelente)

Ninguém melhor que o diretor Paul Greengrass (Voo united 93) para dirigir o filme “Capitão Phillips”. Ele é capaz de criar um filme tenso com cenas de ação e aventura sem deixar o lado sério da história de lado. É só ver sua filmografia que tem trabalhos como “O Ultimato Bourne”, “Supremacia Bourne” e “Zona Verde”.

Talvez você se lembre do caso dos piratas da Somália que estavam atacando navios que passavam perto da costa do país. Baseado em fatos reais acompanharemos o drama do navio do Capitão Phillips que terá que lidar com o ataque desses piratas.

O filme poderia facilmente cair numa propaganda pró-EUA, mas Greengrass é hábil em escapar dessa armadilha ao construir uma trama que em nenhum momento toma o partido de ninguém. Em hora nenhuma os piratas são retratados como vilões já que o roteiro mostra um pouco da realidade deles e de suas motivações.

Após construir uma excelente trama então temos a parte da tensão e cenas de ação que Greengrass se tornou mestre. São pouco mais de 2 horas de filme, mas o negócio é tão tenso que é possível sentir bastante a situação experienciada pelo Capitão Phillips. Ele vai construindo a história aos poucos enquanto vai aumentando a tensão.

E nada disso funcionaria se não fosse o elenco, principalmente Tom Hanks no papel do personagem-título. Sua atuação é brilhante! E o restante do elenco também está muito bem com destaque para Muse (Barkhad Abdi), o líder dos piratas somalianos.

O resultado é um dos melhores filmes de 2013 que espero ser lembrado no Oscar 2014, nem que seja pelo menos uma indicação para Tom Hanks.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Ótimo filme realmente. Acredito que Tom Hanks será sim lembrado por conta da última cena