propaganda

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Os Filmes da sua vida têm muito mais para contar


Quando o site Cinema em Cena de Pablo Villaça anunciou no final de Agosto de 2014 que iria encerrar as atividades pegou todos os que acompanhavam o site de surpresa. O site é o mais antigo do Brasil e Pablo é um dos mais importantes críticos do Brasil. Felizmente ele deu um jeito de continuar com o site no ar com a ajuda dos leitores. A ideia eram planos pagos anuais, semestrais e mensais para manter o site no ar (confiram aqui). O projeto foi um sucesso e o site continua na ativa. Além de conteúdo exclusivo para assinantes, o pagamento do plano anual ainda dava direito ao livro “Os Filmes da sua vida têm muito mais para contar” que foi lançado agora em Novembro de 2015 pela editora Rio Escrito. 

Eu sou fã do trabalho dele e apesar de nem sempre concordar com suas opiniões sobre os filmes, admiro muito as suas críticas. Fiz inclusive o curso de Teoria, Linguagem e Crítica realizado aqui em Brasília em 2015. Fiquei muito triste com a notícia que o site iria acabar e já estava de olho em até quando o Cinema em Cena iria ficar no ar pois eu queria salvar algumas das críticas. A ideia do apoio dos leitores foi muito boa e não pensei duas vezes em assinar, ainda mais com o lançamento do livro.

Em 21 anos de carreira Pablo Villaça já publicou mais de 3 mil críticas. A ideia do livro “Os Filmes da sua vida têm muito mais para contar” é reunir algumas das melhores. Esse trabalho de curadoria ficou com o escritor Achilles de Leo que conseguiu separar 50 das melhores críticas (e outras análises) em 12 capítulos. E o resultado do trabalho ficou muito bom. Nessa divisão dos textos por temas da para perceber os mais diferentes estilos de escrita de Pablo. Alguns são mais técnicos e profissionais, enquanto outros tem análises mais profundas do filme em questão indo mais a fundo na história (divida em 2 ou 3 partes), assim como alguns são mais pessoais ou então deixam as “regras” de lado inspirados no próprio filme (como uma do filme “Mamma Mia” que foi escrita como se fosse uma música).
Pablo Villaça e o livro
Entre os textos os meus favoritos são dos filmes: “Amnésia”, que ele escreveu o texto começando pela conclusão e terminando com a introdução; “Cidade dos Sonhos” de David Lynch no qual ele faz uma análise muito boa sobre a história e suas “complicações”; e a de “Magnólia”, um dos meus filmes favoritos no qual ele análise os simbolismos do filme principalmente a “polêmica” chuva de sapos, só para citar alguns.

Volta e meia eu dou uma navegada pelo Cinema em Cena pulando de uma crítica para a outra ou procurando algum filme mais antigo para ver se Pablo tinha escrito algo sobre ele. Então agora com o livro é possível ter em casa uma ótima seleção com alguns de seus melhores textos. Ainda assim durante a leitura do livro ele cita algum filme cuja crítica não está no livro, mas está no site, então lá ia eu acessar o site para ler.

Aproveitei também a leitura do livro para também relembrar alguns textos do próprio Turminha do Ramon. Meu blog está no ar desde 2003 e apesar de ter começado como um blog pessoal a ideia principal sempre foi comentar sobre filmes. Já estou perto dos mil filmes. Então foi bom fazer essa “comparação” de textos e ver que apesar de minha “simplicidade” em escrever houve uma evolução da minha parte nos textos, mas muitas vezes eu apontava certos pontos e tinha algumas opiniões parecidas com a de Villaça.

O livro também serve como uma extensão dos cursos que Pablo ministra há mais de 10 anos já que é muito importante ler bastante sobre cinema para adquirir mais experiência e conhecimento sobre a arte. Mas o mais importante mesmo é assistir aos filmes. “Todo filme se soma a todos os filmes que assistimos antes”, é uma das coisas que Villaça cita tanto no livro quanto no curso. Então quanto mais filmes assistir mais “bagagem” temos para apreciar e analisar os seguintes. 
Eu e o livro
Caso você tenha se interessado no livro, mas não quer pagar a assinatura do Cinema em Cena, é possível comprar o livro separado no link. Totalmente recomendado para fãs de cinema!

Os Filmes da sua vida têm muito mais para contar
Autor: Pablo Villaça
Editora: Rio Escrito
Número de páginas: 276

Nenhum comentário: