propaganda

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Pet Shop Boys

A banda inglesa Pet Shop Boys esteve em turnê no Brasil para promover o seu último disco chamado “Super” e passou por Brasília. Apesar do país estar com uma boa leva de shows internacionais, a cidade não tem recebido muitos artistas. E 2017 tem sido um ano fraco para esse que vos escreve em relação a shows, tanto que esse foi o 1º - e talvez o único - evento internacional que marquei presença.

A dupla Neil Tennant (vocal) e Chris Lowe (teclado, backing vocal) sobe ao palco do Net Live com 30 minutos de atraso, mas assim que o show começa a espera é recompensada. A cenografia é a primeira coisa que chama a atenção. Os 2 círculos, um de cada lado do palco, giram e por trás de cada um deles surgem os Pet Shop Boys. Luzes coloridas iluminam o fundo do palco e também são refletidas nos círculos. Cada um deles surge com um capacete metálico, mostrando que o figurino também é parte importante da apresentação.

O show começa com “Inner Sanctum”, música do álbum mais recente. E essa escolha mostra que a dupla, cujo auge foi nos anos 80, não está interessada apenas em nostalgia, mas sim em mostrar que ainda é relevante na música pop. Neil é o mais carismático e caminha pelo palco interagindo com a platéia, enquanto Chris é mais “tímido” e “sério”, ficando o tempo todo atrás dos seus teclados.

Após algumas músicas uma mudança na cenografia do palco: o pano de fundo é retirado e de trás dele surgem os outros 3 integrantes da banda de apoio. São 2 baterias eletrônicas e um teclado, sendo que eles também contribuem com o vocal de apoio. A partir desse ponto o show ganha uma sonoridade mais “encorpada”.
O repertório mescla bem músicas atuais, mas é claro que os maiores hits não poderiam ficar de fora. E são nesses momentos em que a platéia mais se empolga com o show. “Se A Vida É (That's The Way Life Is)” foi um desses momentos e o vocalista diz: “a música que vocês nos deram de presente” - já que a canção inspirada no Brasil - com resposta de gritos da platéia.

E a cenografia ainda teria mais uma mudança. Antes da música “Go West”, a banda de apoio chega mais para a frente do palco ficando mais junto da dupla, então surgem bolas coloridas no fundo do palco. Esses detalhes mostram ainda mais o quanto a banda valoriza a parte visual da apresentação, além das músicas.

A parte final reserva os maiores hits: "Domino Dancing", momento no qual os fãs levantaram cartazes em formato de peças de dominó, e "Always On My Mind", talvez a música mais conhecida da banda. Uma excelente escolha para encerrar em grande estilo a apresentação, deixando a platéia totalmente satisfeita em ter visto uma banda com ótima performance de palco apresentando uma experiência tanto musical quanto visual.

Dia: 17 de Setembro de 2017
Local: Net Live Brasília - Brasília - DF
Fotos tiradas por mim, mais no link

Setlist:

Nenhum comentário: