propaganda

sábado, 6 de julho de 2019

Rocketman

Rocketman conta a história do cantor Elton John de forma um pouco diferente das tradicionais cinebiografia, principalmente as musicais. O filme de Dexter Fletcher, que finalizou a filmagem de Bohemian Rhapsody, utiliza as próprias músicas do artista para narrar sua trajetória através de uma mistura de drama com musical. No entanto, isso apresenta fatos positivos e negativos para o longa.

Contar a história de Elton John de forma fantástica combina com a persona do artista, cujo visual é um dos elementos que mais chama a atenção em sua carreira. Então ao invés de investir apenas na parte dramática, Rocketman apresenta cenas de dança e de cantoria, onde o protagonista conta sua biografia utilizando as próprias canções.

O problema é que durante o desenrolar da trama descobrimos que o compositor dessas músicas não é o próprio Elton, mas sim Bernie Taupin (Jamie Bell). Os 2 formaram uma parceria de sucesso onde um escrevia as letras e o outro transformava em música. Esse pequeno detalhe faz com que o peso dramático das canções de Elton John diminua, já que ele está cantando essas músicas contando sua história, mas não foi ele mesmo que as escreveu.

Apesar desse detalhe, o recurso de usar as músicas de Elton funciona bem dentro da proposta de Rocketman. Os momentos musicais são o grande trunfo do filme, principalmente por fugir do clichê de apresentar as apresentações ao vivo do próprio artista. Essas cenas também mostram as qualidades técnicas do longa de Dexter Fletcher.

Uma cena que se passa em parte em um parque de diversões, por exemplo, mostra a qualidade da montagem e da fotografia, já que ela começa dentro de uma casa e se expande em outras locações. O figurino e o design de produção também são excelentes, principalmente ao recriar as roupas usadas por Elton.
Outro grande destaque de Rocketman é a atuação de Taron Egerton. Apesar do ator não ser tão parecido fisicamente com Elton John, sua performance nos convence de que ele é o cantor, principalmente pelo fato do próprio Egerton cantar as músicas de John. O restante do elenco é apenas competente, com destaque positivo para Jamie Bell, e negativo para Bryce Dallas Howard, que transforma a mãe de Elton em uma figura caricata.

O grande problema de Rocketman é que apesar de arrumar uma maneira diferente de narrar a jornada de Elton John em forma de musical, ele erra bastante na sua parte dramática. O principal equívoco é utilizar a fórmula de explorar a luta do protagonista contra o vício em álcool e drogas, evidenciado através da narrativa onde Elton conta a sua história em uma sessão de terapia, mas quando ele consegue vencer esse desafio, não existe mais nada a ser apresentado e sua vida chega ao fim.

Esse o principal problema da grande maioria das cinebiografias e que infelizmente o longa de Dexter Fletcher insiste em usar. Apesar disso, Rocketman um ótimo filme que apresenta seus grandes momentos nas cenas musicais, além de ter uma performance incrível de Taron Egerton como Elton John.

Classificação:

Título Original: Rocketman (EUA, Reino Unido, 2019)
Com: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden e Bryce Dallas Howard
Direção: Dexter Fletcher
Roteiro: Lee Hall
Duração: 121 minutos

Um comentário:

Clara disse...

Adorei o filme, mas não amei. Gostei do artifício de usar musical como forma de contar a história, mas tiveram algumas performances que eu achei forçadas... Sei lá...