propaganda

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A Música da Minha Vida (Blinded by the Light)

A adolescência é uma fase bem complicada na vida de qualquer pessoa. No entanto, a arte é uma forma de encontrar uma identificação, e a música é uma ótima forma de encontrar um reflexo das próprias questões. É nessa fase que estamos nos desenvolvendo como seres humanos e adquirindo nossos gostos. O filme “A Música da Minha Vida” fala um pouco sobre isso, sob o ponto de vista de Javed Khan, um jovem de origem paquistanesa, nascido e residente no interior da Inglaterra, que em 1987 lida com questões envolvendo família e o seu sonho de se tornar escritor. Sua vida muda quando ele descobre as músicas do cantor americano Bruce Springsteen.

O filme da diretora Gurinder Chadha é inspirado em fatos reais e faz um retrato bem interessante da época. Nesse período a Inglaterra passava por uma crise com alta taxa de desemprego. Além disso, existia muito preconceito contra estrangeiros com o surgimento de diversos grupos de supremacia branca. Se ser adolescente já é difícil, a vida de Javed complica ainda mais graças aos fatores citados. O protagonista escreve desde a infância, guardando diários da própria vida, e também é fã de música. Contudo, a descoberta Bruce Springsteen muda totalmente sua vida, dando ao jovem uma motivação para seguir seus sonhos e adquirir autoconfiança.

Como o filme fala sobre música, não podem faltar momentos musicais. Nesse quesito “A Música da Minha Vida” é menos exagerado que outras obras do gênero, com cenas mais verossímeis, mas elas são bem divertidas. As músicas de Bruce Springsteen são bem utilizadas na maior parte do tempo, com ótimas contextualizações, onde as letras fazem sentido dentro da narrativa, mesmo que em poucos momentos “force um pouco a amizade”. E é bem interessante como o protagonista começa a se vestir inspirado no cantor americano, refletindo na sua mudança de comportamento, mostrando o quanto o figurino é importante em um filme para apresentar o desenvolvimento dos personagens.
No entanto, “A Música da Minha Vida” não é apenas sobre música. É também uma história de amor, tanto a música quanto a família, amigos e romance. A questão da família é um tema importante na narrativa e é sempre bom ver a diversidade no cinema com histórias protagonizadas por outras etnias, junto com obras recentes como “Podres de Ricos” e “Doentes de Amor” ajudam a mostrar personagens de origem asiática que fogem do clichê. O conflito entre Javed e o pai por causa dos costumes do país de origem deles é muito bem desenvolvido pelo roteiro, lembrando situações vistas na série “Master of None” da Netflix, ainda que não seja algo totalmente original.

Mesmo sem deixar o espectador com vontade de sair do filme e ir ouvir as músicas de Bruce Springsteen, “A Música da Minha Vida” é uma obra cinematográfica muito bem desenvolvida pela diretora Gurinder Chadha, que é de origem indiana, que explora o impacto de um artista na vida de um adolescente.

Classificação:

Título Original: Blinded by the Light (Reino Unido, 2019)
Com: Viveik Kalra, Kulvinder Ghir, Meera Ganatra, Nell Williams, Aaron Phagura e Dean-Charles Chapman
Direção: Gurinder Chadha
Roteiro: Paul Mayeda Berges, Gurinder Chadha e Sarfraz Manzoor
Duração: 117 minutos

Um comentário:

Clara disse...

Interessante... Adicionado à minha lista!