propaganda

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Weezer

Das minhas bandas favoritas que ainda estão em atividade o Weezer era uma das poucas que eu ainda não tinha visto ao vivo. Eles tocaram no Brasil apenas uma vez em 2005 em Curitiba e desde então aguardo o retorno deles ao país. Finalmente em 2019 eles foram escalados como uma das atrações do Rock in Rio, mas felizmente marcaram um show solo em São Paulo.

A apresentação ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, local que eu nunca tinha ido antes. É um lugar de médio porte e que não chegou a lotar. A parte da pista estava cheia, mas as arquibancadas estavam vazias. Contudo o público que compareceu viu uma banda empolgada que levou os fãs ao delírio, inclusive esse que vos escreve.

O Weezer subiu ao palco precisamente às 21:30, horário marcado para o início da apresentação, e já chegou mandando um dos maiores hits da banda: “Buddy Holly”, que faz parte do primeiro disco (o azul). Esse primeiro trabalho foi o que esteve mais presente no setlist com 7 músicas, ou seja, o grupo liderado por Rivers Cuomo ficou no terreno seguro mandando os maiores sucessos da carreira. Destaques para "Hash Pipe", "The Good Life" e "Surf Wax America".

Além disso, a banda também tocou alguns covers, algo que não é muito comum para uma banda “grande”. Em 2019 o Weezer lançou um disco de covers chamado “Teal Album” e a música “Africa”, da banda Toto, se tornou a música de maior sucesso do grupo. Isso é bem curioso e serviu para apresentá-los para uma nova geração de fãs, então fez sentido tocarem esses covers. Mas eu como fã da banda preferia que eles tocassem apenas as músicas própria. Além da já citada Africa, tivemos também “Paranoid” (Black Sabbath) e “Take on Me” (A-ha), mas a maior surpresa ficou por conta de “Lithium” do Nirvana que não fez parte do disco de covers.

Rivers Cuomo canta muito bem ao vivo e a banda tem uma ótima sintonia no palco. Eles usaram os principais clichês de shows de rock no Brasil como falar em português e levantar a bandeira do país e a camisa da seleção de futebol no final do show, e o público obviamente respondeu de maneira positiva.
Uma outra surpresa do show foi quando a banda voltou para o bis e cantou uma versão a capela de “Buddy Holly”, mas acho que talvez fosse mais interessante se eles abrissem o show com ela e em seguida mandasse a versão normal (fica a dica!).

O show terminou com em grande estilo “Say It Ain't So”, do já citado “disco azul”, e o único defeito da apresentação ao vivo do Weezer foi ter sido curta: algo em torno de 90 minutos. Foram 20 músicas, podiam ter sido mais, mas o saldo final foi maravilhoso. Espero que não demore tanto para eles voltarem a se apresentar no Brasil novamente.

Dia: 26 de Setembro de 2019
Local: Ginásio do Ibirapuera - São Paulo – SP

Setlist:

Um comentário:

Clara disse...

Não conheço a banda. E, por favor, avise com antecedência a próxima vez que vier a São Paulo!