propaganda

sexta-feira, 18 de julho de 2003

A viagem de Chihiro


Título Original: Sen to Chihiro no kamikakushi (Japão, 2001)
Com: Rumi Hîragi, Miyu Irino, Mari Natsuki, Takashi Naitô, Yasuko Sawaguchi e Tatsuya Gashuin
Direção e Roteiro: Hayao Miyazaki
Duração: 125 minutos

Nota: 5 (excelente)

"A viagem de Chihiro" foi o grande ganhador do Oscar 2003 de animação. Eu recomendo. Já assisti 2 vezes e estou quase indo ver uma 3ª apenas para ver as reações das crianças ao mesmo no cinema.

Foi com esse filme que eu virei fã do trabalho de Hayao Miyazaki, verdadeiro mestre da animação japonesa. O mundo criado por ele é realmente impressionante. E também foi com essa animação que ele ficou conhecido aqui no ocidente.

Para quem acha que a animação tradicional está com os dias contados, Miyazaki prova que não ao ter usado o computação gráfica apenas em algumas cenas que ficariam muito caras para serem feitas de maneira tradicional. A maior parte é desenhada manualmente, sendo que uma parte por ele mesmo.

O belo e fantástico visual é marca do diretor japonês, além do estilo de narrativa um pouco diferente das animações ocidentais. Quem assistiu sabe do que eu estou falando e já tem uma idéia de como funciona o universo dele.

A imaginação e criatividade dele são realmente impressionantes. É incrível como ele é capaz de criar um universo novo com uma história bonita e interessante junto com um visual incrível.

Sinopse: Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Ao descobrir que vai se mudar, ela fica furiosa. Na viagem, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim, guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel e Chihiro vai com eles. Chegam numa cidade sem nenhum habitante e os pais de Chihiro decidem comer a comida de uma das casas, enquanto a menina passeia. Ela encontra com Haku, garoto que lhe diz para ir embora o mais rápido possível e ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.