propaganda

sábado, 18 de setembro de 2004

Super Size Me

Essa semana fui conferir o filme "Super Size Me", que anda causando polêmica por onde passa. O realizador desse documentário foi um cara chamado Morgan Spurlock. Ele dirigia comercias e clipes para tv. Depois ver na tv um caso que 2 meninas estavam processando a Mc Donalds por tê-las tornado obesas. Foi aí que ele teve a sensacional idéia. Iria fazer um documentário sobre as grandes cadeias de fast-food e sobre o hábito alimentar dos americanos.

Mas claro, ele escolheu a Mc Donalds para analisar por ser a maior rede de fast-food do mundo e a mais poderosa. Mas como fazer para chamar a atenção do mundo todo para o problema? Então ele teve a idéia de passar 1 mês comendo somente as refeições da Mc Donalds (inclusive água) para comprovar que realmente a comida não faz bem a saúde. Claro que esse fato é bastante exagerado pois nenhum ser humano normal iria passar 1 mês comendo somente na Mc Donalds e também é lógico que isso iria causar danos a sua saúde. Mas ao ir em 3 médicos antes de começar a maratona e ver que estava com a saúde perfeita, nenhum imaginaria que iria causar tantos danos assim. Só indo assistir pra conferir.

Mas claro que o filme não mostra somente o cara indo todo dia comer na mc donalds. Tem várias entrevistas e dados interessantes para mostrar o quão grave é o problema da obesidade e da péssima qualidade dos hábitos alimentares dos norte-americanos. É realmente assutador!

Final das contas, o Morgan conseguiu fazer o barulho esperado. A Mc Donalds americana chegou até a tirar o tal Super Size dos seu cardápio e alegando que isso não tinha nada a ver com o filme. A maioria das lanchones da cadeia agora possuem uma tabela nutricional, inclusive aqui no Brasil. E o melhor de tudo pra ele, conseguiu ficar famoso e ganhar muito dinheiro. Agora ele pode fazer o projeto que quiser. Gênio!

Nenhum comentário: