propaganda

quinta-feira, 2 de junho de 2005

A Queda! As últimas horas de Hitler

O diretor alemão Olivier Hirschbiegel (do excelente “A Experiência”) causou muita polêmica com o filme “A Queda! As últimas horas de Hitler”. Tudo isso por mostrar um lado mais “humano” do ditador nazista.

Geralmente estamos acostumados com filmes sobre a 2ª guerra mundial que mostram os nazistas como os “inimigos”. Esse filme mostra um pouco do lado nazista da história, mais especificamente nos últimos dias da guerra. Afinal de contas, não existem heróis e vilões numa guerra, no final todos saem perdendo. A Alemanha mesmo saiu totalmente arrasada. A cidade de Berlim foi devastada pelo exercito Russo.

A interpretação do ator Bruno Ganz como Adolf Hitler é impressionante. O restante do elenco também é muito competente. A reconstituição de época também é impressionante e bastante detalhista.

O filme triunfa muito bem em retratar com muito detalhes as últimas horas de Hitler como também tem uma narrativa muito interessante e sem falar no seu valor histórico. Quase um documentário de tão “real”!

O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro desse ano.

Nenhum comentário: