propaganda

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

No Vale das Sombras

Título Original: In the Valley of Elah (2007)
Com: Tommy Lee Jones, Charlize Theron, Jason Patric, Susan Sarandon e James Franco
Direção e Roteiro: Paul Haggis
Duração: 121 minutos


O roteirista Paul Haggis faz seu segundo trabalho atrás das câmeras com esse “No Vale das Sombras”. Ele mantém seu estilo crítico a sociedade americana do seu primeiro filme, “Crash – No Limite”. Só que dessa vez o tema é bem mais polêmico: a “guerra contra o terror”.

A história é baseada em fatos reais e inspirada na reportagem “Death and Dishonor” escrita por Mark Boal e publicada na revista Playboy americana.

Tommy Lee Jones vive o ex-militar Hank Deerfield que está em busca de notícias do seu filho, que desapareceu quatro dias após ter retornado da guerra do Iraque. A busca pela verdade sobre o que aconteceu com seu filho irá mudar a vida e a visão de Deerfield, que ainda conta com a ajuda de uma policial vivida por Charlize Theron.

A trama vai se desenvolvendo na investigação sobre o que aconteceu com o filho de Deerfield. Apesar disso o principal objetivo é captar o drama dos personagens de maneira realista e não necessariamente a investigação.

O filme talvez só peque pelo exagero na melo dramaticidade, principalmente pelo uso meio inadequado da trilha sonora, que acaba soando meio brega e forçada em alguns momentos. Fora isso, a atuação de Tommy Lee Jones é suficiente para valer o ingresso.

A mensagem passada por Haggis é bem interessante. Uma ótima crítica ao estado atual da sociedade americana, que segundo o próprio filme precisa de ajuda. E o simbolismo mostrado no final do filme é realmente bem adequado. Fora isso ele prova também mais uma vez seu talento não só como roteirista, mas também como cineasta.
Postar um comentário