propaganda

segunda-feira, 3 de março de 2008

Rambo IV

Título Original: Rambo (2008)
Com: Sylvester Stallone, Julie Benz, Matthew Marsden, Graham McTavish, Reynaldo Gallegos, Jake La Botz, Tim Kang, Maung Maung Khin, Paul Schulze, Kasikorn Niyompattana e Shaliew Manrungbun
Direção: Sylvester Stallone
Roteiro: Sylvester Stallone e Art Monterastelli
Duração: 91 minutos


Nota: 3 (bom)

Após a bem sucedida retomada da sua carreira com “Rocky Balboa”, Sylvester Stallone continua com a ressurreição dos seus papéis mais marcantes no cinema. O próximo da fila era John Rambo, vinte anos após o último filme da série.

Rambo foi um personagem que marcou os anos 80 e criou um novo gênero no cinema, os filmes de guerra de um homem só. O sucesso foi tanto que até uma versão em desenho animado foi criada, que talvez tenha marcado a infância dessa geração mais até que os filmes. Houve até a famosa batalha entre o SBT, exibindo o Rambo 1 enquanto a Globo exibia o segundo.

Duas coisas fazem falta inicialmente em “Rambo IV”. Primeiro é a trilha sonora composta por Jerry Goldsmith, falecido em 2004. Ele foi o criador da famosa música tema do personagem. A outra é a presença do ator Richard Crenna, falecido em 2003, em seu papel mais famoso como o coronel Trautman.

Stallone assume a direção e também participou do roteiro já que ele se envolveu também nos outros filmes da série. Afinal de contas ele conhece o personagem melhor do que ninguém era mais fácil ele mesmo dirigir do que tentar explicar a algum diretor o que ele queria.

A história do personagem e seus dramas são contados no primeiro filme. Nos outros a estrutura é basicamente a mesma. Rambo está na dele e alguém o chama para resgatar alguém e/ou resolver algum problema. É o que acontece nessa quarta parte. Ele está vivendo na Tailândia na tranqüilidade como piloto de barco. Acaba transportando um grupo de missionários para a Birmânia e depois é chamado para levar um grupo de mercenários ao local para resgatar o grupo.

O que todos esperam de um filme desse tipo são as cenas de ação, guerra, morte, tiroteios e explosões. É exatamente nessa parte que o filme cumpre o que promete. Aqui em um tom mais realista que os antecessores (menos o primeiro), já que Rambo não está lá sozinho resolvendo tudo. A violência é mostrada de maneira bastante real, sem poupar o público de muito sangue.

Inclusive o filme foi criticado por ser o mais violento da série e pela violência ser muito exagerada. Não concordo nesse ponto já que o objetivo do filme era tentar de alguma forma ser realista, pelo menos nesse ponto. Em filmes como “O resgate de soldado Ryan” ninguém reclamou disso, por que reclamar agora?

O resultado é um filme bacana, com tudo para agradar os fãs do personagem, que ainda ganha um final bastante interessante. Será esse o último filme da série? Espero que sim, já está mais do que na hora dele se aposentar junto com Rocky. Quanto a aposentadoria de Stallone, pelo jeito ele agora está cheio de projetos. Vamos ver qual o próximo filme que vai chegar às telas.

8 comentários:

Tarcila disse...

Stalonne tá fortão! Você esqueceu de dizer isso!
:)

E o filme é o mais sangrante de todos! :P Cabeças rolam literalmente.

:***

Tarcila disse...

Acrescentando: Stallone CONTINUA fortão. A despeito da sua idade.
:P

Marcio Melo disse...

As cenas de ação sao boas mas sao poucas.

E vc achou o final bacana? Pra mim o mais 'pau no cu' foi o final

O cara ta 'catando cobra' a 130 anos na floresta, uma mulher chega e pergunta pq ele nao volta pra casa. E ele volta. Simples assim hahaha

Se fosse tao facil pra que porra ele ficou naquele inferno?

Ramon Pinillos Prates disse...

Porra man, ele não tava no inferno. O lugar que ele tava era tranquilo, o bicho pegava lá na Birmânia. Foi justamente depois de ter voltado ao "inferno" que ele resolve voltar pra casa. Não foi tão simples assim. Mas enfim...
eheheheh

duplat666 disse...

hAUHAuhaU
Man... nem senti falta de Trautman, acredita.
Por mim seria um pouco mais longo e com mais violência. E sexo!
yeahhhh

Anônimo disse...

rambo não! hahaha

Thiago disse...

Vou ver domingo. Estou bastante ansioso!

Abraços.

Thiago disse...

Vou ver domingo. Estou bastante ansioso!

Abraços.