propaganda

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Rebobine, Por favor

Título Original: Be Kind Rewind (2008)
Com: Jack Black, Mos Def, Melonie Diaz, Danny Glover e Mia Farrow
Direção e Roteiro: Michel Gondry
Duração: 94 minutos


Nota: 4 (ótimo)

A frase ”Be Kind Rewind” era bastante comum na época dos filmes em VHS. Em português era “favor rebobinar”. Era um lembrete para as pessoas rebobinarem os filmes após assisti-lo. Tinha até locadoras que cobravam multas para quem não rebobinasse. Mas sim, esse também é título do novo filme de Michel Gondry, que no Brasil ganhou a tradução de "Rebobine, Por Favor".

“Be Kind Rewind” é o nome de uma locadora localizada numa cidade do interior dos EUA chamada Passaic que só tem filmes em VHS. Fletcher (Danny Glover) é o dono, mas está passando por problemas finenceiros, pois quem demolir o prédio onde a loja está localizada a não ser que ele consiga arrumar dinheiro para reformar. Durante uma viagem Fletcher deixa Mike (Mos Def) responsável pela locadora.

A confusão começa quando Jerry (Jack Black), melhor amigo de Mike, sofre um acidente e fica “magnetizado”. Quando ele entra na locadora acaba apagando todos os filmes. A solução que eles arrumam é eles mesmos “refilmarem” os filmes, processo que é chamado de “suecar” (porque supostamente seria algo feito na Suécia). Os filmes “suecados” viram sucesso na cidade e dão um pouco de esperança para salvar a locadora da demolição.

O primeiro filme que eles resolvem “suecar” é “Caça-Fantasmas”. As cenas são totalmente hilárias. A dupla Black e Mos Def tem uma ótima química juntos e a maneira como eles resolvem fazer as refilmagens são sensacionais.

O diretor Michel Gondry mostra mais uma vez toda a sua criatividade com esse filme. Uma história divertida, bonita e interessante que mostra mais uma vez o talento do diretor.

* O filme tinha previsão de lançamento em Outubro, mas foi adiado para Dezembro e estreou no último dia 12. Quer dizer, estreou somente lá no Brasil. Quem sabe qualquer dia desses passe aqui em Salvador.

4 comentários:

Thiago disse...

Achei o filme cansativo e repetitivo. No final da uma melhorada. Nota 2.

Rodrigo Carreiro disse...

Michel Gondry é um grande cineasta. Esse não vou perder.

S... disse...

tow aqui!

Tucha disse...

Me diverti com o filme, uma declaração de amor ao cinema... não das mais sofisticadas é claro.