propaganda

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Um Novo Despertar

Título Original: The Beaver (2011 , EUA)
Com: Mel Gibson, Jodie Foster, Anton Yelchin, Cherry Jones, Riley Thomas Stewart e Jennifer Lawrence
Direção: Jodie Foster
Roteiro: Kyle Killen
Duração: 91 minutos

Nota: 4 (ótimo)

O ator e diretor Mel Gibson andou passando por vários problemas em sua vida pessoal. Mas felizmente na frente das câmeras ele continua se mostrando um ótimo ator. E ainda bem que ele ainda tem amigos como Jodie Foster. Eles se conheceram quando trabalharam juntos em “Maverick” de 1994. A atriz e também diretora faz o seu terceiro longa com “Um Novo Despertar” e o papel principal caiu muito bem para Gibson.

Ele vive Walter, um homem que sofre de depressão que chegou num nível bastante profundo e nenhum tratamento parece funcionar. Sua esposa Meredith (Foster) não agüenta mais e o coloca para fora de casa. Eis que ele decide se matar, mas acaba sendo impedido por uma voz vindo de um castor de pelúcia. O brinquedo é um fantoche de mão e Walter começa viver de acordo com o que ele diz.

No inicio parece loucura, mas parece dar certo. Walter volta a ter uma vida normal, mas ainda vai ter muitos problemas para lidar. O roteiro acerta muito bem em manter o drama sem doses exageradas de melodrama que uma história como essa poderia ter junto com toques de bom humor.

Tudo funciona muito bem graças a ótima performance de Gibson, o grande destaque do filme. Mas a história ainda tem espaço para tramas paralelas envolvendo o filho mais velho de Walter chamado Poter interpretado por Anton Yelchin. O elenco conta também com Jennifer Lawrence.

Jodie acerta a mão como diretora e consegue construir um ótimo filme que envolve drama familiar com um pouco de crítica em relação livros e teorias de auto-ajuda. Mesmo sem arriscar muito com um final mais convencional e mantendo o lugar seguro, o filme toca em pontos bem interessantes.

3 comentários:

Marcio Melo disse...

Vi recentemente e também gostei do filme, é daqueles que entregam algo mais além de um simples "draminha familiar".

E o Castor é genial.

Tucha disse...

Não vi o filem, achei o resumo da história um tanto esquisito, com a sua boa critica vou tentar ver em DVD

Rodrigo Carreiro disse...

Incrível que qualquer filme que Gibson se envolva, o público e a crítica sempre coloca pressão no cara. E tudo vira polêmica.
Esse merece ser visto.