propaganda

domingo, 29 de janeiro de 2012

From the Sky Down

(EUA, 2011)
Com: Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen, Jr.
Direção: Davis Guggenheim
Duração: 90 minutos

Nota: 3 (bom)

O documentário “From the Sky Down” mostra um pouco sobre a gravação do disco "Achtung Baby" do U2, um dos melhores e mais arriscados discos da carreira da banda que fez 20 anos de lançado em 2011.

O diretor Davis Guggenheim, conhecido pelo filme "Uma Verdade Inconveniente", teve acesso aos arquivos da banda e entrevistou os integrantes durante o ensaio para a apresentação no festival Glastonbury de 2011.

O filme começa muito bem ao resumir a situação da banda antes de começar a gravar o disco. Estavam no auge do sucesso. E tinham descoberto a música americana, que acabou virando também um documentário e um disco chamado “Rattle and Hum”. Era a hora de se reinventar e de se arriscar. Então eles foram para Berlim, que passava pela recente reunificação, gravar no estúdio Hansa, famoso por ter sido lugar de gravação de discos de gente como David Bowie, Iggy Pop e Depeche Mode.

O problema é que o documentário foi vendido como história sobre a gravação do disco "Achtung Baby" e muito pouco do processo é mostrado. Mostra muito poucas imagens de arquivo da época e utiliza muito pouco das músicas do disco para ilustrar o filme.
Apesar da boa contextualização do momento que a banda estava, faltou falar mais sobre o álbum em si. Detalhes e curiosidades da gravação e coisas do tipo. Tudo fica meio superficial. Fica claro que aquele momento foi importante para a banda, mas faltou mostrar mais sobre as gravações do disco. O resultado é um bom filme, mas que poderia ter sido bem mais interessante.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Sem interesse algum. U2 é uma banda muito cheiro mole pra dar algum valor