quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Bom Menino (Good Boy)

O filme “Bom Menino”, dirigido por Ben Leonberg, tem uma premissa interessante. Temos uma história de terror apresentada do ponto de vista do cachorro Indy, que enxerga uma ameaça ao redor do seu dono Todd. Só que ele não sabe muito bem como ajudar, afinal de contas é apenas um animal doméstico.

A parte técnica do filme é bem interessante ao captar as emoções do animal, que é o protagonista. Muitas vezes a câmera é apresentada atrás dele, como se estivéssemos quase observando as coisas do seu ponto de vista. E a montagem é eficaz em alternar entre closes do cachorro e o que ele está olhando, dando a sensação das reações dele em torno do que ele enxerga.

Outro detalhe interessante é a decisão de não mostrar o rosto dos humanos, algo similar a vista em algumas animações infantis como Snoopy ou Tom e Jerry. Isso faz com que o protagonista Indy seja mais “humanizado”, afinal de contas o rosto dele é o único que vemos com frequência na tela. A única exceção é o avô de Todd, que é visto apenas através de uma televisão graças a algumas fitas VHS antigas guardadas no local.

Esse artificio das imagens através da tv serve também para exibir alguns trechos de filmes de terror “Lado B”, que são assistidos por Todd. A ideia é homenagear o gênero tanto através da referência visual, assim como pelo longa-metragem em si que tenta emular clima similar aos dessas produções.

O grande problema de “Bom Menino” é o roteiro, que é incapaz de criar uma história minimamente interessante. O argumento escrito pelo próprio diretor Ben Leonberg junto Alex Cannon evoca um clima de mistério em torno da situação de Todd. Aparentemente o jovem tem um problema de saúde e resolve se isolar na casa do avô falecido. A única comunicação dele é com a irmã, que é contra esse isolamento, pois tem medo de que o rapaz tenha uma recaída e não tenha ninguém para ajudar.

Conforme dito no início do texto, a história é apresentada do ponto de vista de Indy. Então quando coisas estranhas ocorrem com Todd e ao seu redor, a sensação do espectador é a mesma do animal: não saber o que está acontecendo. O roteiro investe nesse mistério, utilizando uma dubiedade que não funciona. Aquilo realmente está acontecendo ou é um “delírio” do animal? A obra de Ben Leonberg não se decide se está em busca de alguma metáfora em torno da relação entre o cachorro e seu tutor ou se quer apenas apresentar uma trama de terror básica.

Essa indecisão se reflete no roteiro, tornando “Bom Menino” um filme extremamente irregular. Mesmo com algumas boas ideias e uma parte técnica interessante, a obra de Ben Leonberg não se sustenta. E nem mesmo o carisma de Indy é capaz de salvar o resutado.

Classificação: 


Título Original: Good Boy (EUA, 2025)
Com: Indy, Todd Jensen, Arielle Friedman e Larry Fessenden
Direção: Ben Leonberg
Roteiro: Alex Cannon e Ben Leonberg
Duração: 73 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário