terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Melhores Filmes 2025

Mais um novo ano chegou, então chegou a hora de fazer o levantamento dos melhores filmes do ano anterior. Assim está no ar a lista de Melhores Filmes 2025 do Turminha do Ramon, uma das tradições do blog que tenho mantido ativa a cada novo ano que passa.

Em 2025 dei nota 5 exatamente para 10 filmes e esse ano a lista de melhores filmes teve uma diversidade razoável entre temas e realizadores. Dessa vez não consegui escrever texto sobre cada um dos 10 melhores, mas tem texto sobre quase todos (só não escrevi sobre o 10º lugar e o 8º tem um podcast a respeito).

Sem mais “enrolações”, confiram minha lista dos 10 melhores filmes de 2025:

10) A Semente do Fruto Sagrado

Um filme impactante e fascinante sobre como é difícil imaginar e aceitar em pleno século XXI um regime como o do Irã. É interessante como o filme usa a dinâmica de uma família para criticar os absurdos. Político e extremamente atual.

9) Conclave

O diretor Edward Berger apresenta um excelente longa-metragem em “Conclave”, onde além de analisar as nuances do protagonista, explora as reviravoltas da narrativa sem ficar preso a elas.

8) Frankenstein

Não tem texto, mas fiz um podcast falando sobre o filme.

7) Anora

“Anora” poderia facilmente ser uma simples comédia romântica sobre uma mulher que é um stripper e é “salva” por um homem rico. Felizmente não é isso que o diretor e roteirista Sean Bakerapresenta em seu novo longa-metragem.

6) Valor Sentimental

A força de “Valor Sentimental” reside fundamentalmente no desempenho brilhante de seu elenco.

5) Casa de Dinamite

“Casa de Dinamite” é mais um grande trabalho de Kathryn Bigelow. A diretora explora bem a urgência do tema político em torno das armas nucleares em uma obra cinematográfica tão verossímil que parece que estamos diante de um documentário.

4) Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out

“Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out” é mais um acerto do diretor Rian Johnson. Ele mostra que é possível explorar de formas diferentes o formato de investigação de um crime, incluindo comentários sociopolíticos e reunindo um elenco cheio de atores talentosos. Tudo isso com uma parte técnica impecável.

3) Uma Batalha Após a Outra

“Uma Batalha Após a Outra” é mais um grande filme na filmografia de Paul Thomas Anderson.

2) Pecadores

“Pecadores” é mais um grande acerto na filmografia de Ryan Coogler. É bom ver o cineasta apostar em uma história original que além de ser um grande entretenimento, apresenta camadas em que homenageia e discute a questão racial, transformando sua obra em algo ainda mais complexo e fascinante.

1) O Agente Secreto

Misturando referências pop, críticas sociopolíticas e grandes atuações, Kleber Mendonça Filho constrói “O Agente Secreto” de maneira fascinante. É impressionante como a história toma rumos surpreendentes e como o cineasta aproveita para se aprofundar em temas através do estudo dos personagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário