propaganda

terça-feira, 20 de janeiro de 2004

Dogville

Ontem fui assistir o mais novo filme de Nicole Kidman chamado "Dogville". O filme é dirigido por Lars von Trier, conhecido pelo seu último filme "Dançando no Escuro" (aquele com Björk) e também pelo movimento Dogma 95, que visava fazer filmes usando o mínimo de recursos e com a camera na mão (entre algumas outras regras). O estlio digamos assim pouco tradicional acabou virando a marca registrada desse diretor. E Dogville não foge a essa regra. É um filme de quase 3 horas de duração, filmando num galpão onde o cenário é o mínimo possível, não existem paredes. Elas são desenhadas no chão com giz. É como se fosse uma espécie de peça de teatro.

Não vou mentir que quando li a respeito dele fiquei totalmente com o pé atrás em ir assistir por achar que o filme deveria ser uma chatice. Não é que eu estava totalmente enganado. O filme é muito bom. Digamos que seja uma espécie de "conto de fadas" para adultos. O que não falta é crítica e bastante ironia à sociedade americana.

Na história Nicole Kidman é Grace, uma mulher que está fugindo de um grupo de criminosos e acaba se escondendo na cidadezinha título do filme. Os moradores resolvem protegê-la mas em troca ela começa a fazer trabalhos para a comunidade. Aos poucos, porém, a população vai ficando mais exigente e os serviços prestados por Grace passam de limite da dignidade humana. Acho melhor parar por aqui para não estragar o filme.

Esse ano começou bem para o cinema. "Invasões Bárbaras", "Peter Pan", "21 Gramas", "O último Samurai" e agora esse. Se continuar assim, a disputa dos melhores no final do ano vai ser complicada. E olha que ainda tem "Homem Aranha 2", "Kill Bill"...


Nicole Kidman, linda como sempre!