propaganda

segunda-feira, 23 de agosto de 2004

Eraserhead

"Eraserhead" foi o primeiro filme dirigido pelo gênio chamado David Lynch em 1976. Infelizmente esse filme não está disponível nem em DVD ou mesmo em VHS aqui no Brasil. Mas graças as maravilhas da Internet, acabei baixando uma cópia digital para conferir.

Macabro, doente, bizarro, doente. Essas são algumas palavaras que podem definir esse filme e também quase toda a obra do diretor.

Ele teve bastante trabalho para conseguir terminar esse filme pois teve problemas em conseguir financiamento da AFI (American Film Institute) pois o roteiro tinha apenas 20 páginas. Ele tinha começado a fazer o filme enquanto estuda na AFI. Ele acabou conseguindo ajuda com amigos e a família.

A história é a seguinte: Henry Spencer (Jack Nance) mora numa área industrial. Ele descobre que sua namorada está grávida durante um jantar na casa dos pais dela que os obriga a se casarem. Mas o bebê não é humano, é uma criatura bizarra que parace um lagarto (!?). De volta em casa os dois não conseguem dormir pois a criatura não para de chorar. A mulher enlouquece e vai embora deixando Henry sozinho em casa sofrendo. Enquanto isso o bebê continua a chorar e Henry também começa a enlouquecer e ter várias alucinações. Mas depois de muito aguentar, ele resolve matar a criatura para acabar com o seu pesadelo.

Pensem num filme sem noção! É muito bom! Depois de ver esse primeiro filme dele eu até acho os outros bem "normais".




Por sinal o tal bebê monstro é muito bem feito. Fiquei bastante curioso pra saber como ele foi feito. Mas o próprio Lynch até hoje se recusa a comentar sobre como isso feito.

Outra coisa interessante é que o ator Jack Nance manteve o visual para o filme, isto é, o cabelo por quase 5 anos até que o filme fosse concluído. Isso que é dedicação.

Nenhum comentário: