propaganda

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005

Zatoichi

Zatoichi é um personagem muito conhecido no Japão. Ele já esteve no cinema e na televisão entre 1962 e 1989. Ele é um samurai cego do século XIX que vive de cidade em cidade, ganhando a vida como jogador. Sempre com sua espada disfarçada como bengala. Ele aparenta ser um velho humilde qualquer, mas isso apenas esconde sua verdadeira face, pois quando precisa ele é capaz de fazer golpes precisos e derrotar qualquer adversário.

Pois bem, o cineasta Takeshi Kitano resolveu fazer a sua versão sobre o personagem dirigindo o filme e interpretando o próprio Zatoichi. Aqui no Brasil, Takeshi é mais conhecido pelo filme “Brohter” (A Máfia Japonesa Yakusa em Los Angeles), no qual ele também atuou e dirigiu. Outro filme dele que também passou por aqui recentemente foi “Dolls”, que já tem disponível em dvd e vhs. Mas esse não segue a mesma linha de violência e absurdos com um toque de comédia de “Brother” e “Zatoichi”.

As cenas de lutas são muito bem coreografadas mas o derramamento de sangue é totalmente absurdo. Segundo o próprio Kitano, o sangue deveria “parecer como flores desabrochando na tela”. Acho que só vendo o filme para ter um idéia da coisa.

É um filme bem legal e interessante se você não o levar muito a sério. Se você quer um filme de luta oriental sério o jeito é aguardar a estréia no cinema por aqui de “Hero” e de “A casa das adagas voadoras”.

Nenhum comentário: