propaganda

quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

Melhores filmes de 2005

Vamos começar com a lista de melhores filmes de 2005. Vale lembrar que estão apenas os filmes que eu assisti e todos foram comentados aqui no blog. Inclusive, tem o link para o texto da cada um.


10. Tudo acontece em Elizabethtown (Texto sobre o filme)
Com certeza esse foi um filme que não agradou a crítica em geral, mas os fãs do diretor Cameron Crowe adoraram. Então como eu sou fã, não deu outra, olha ele aí na lista.


9. O Jardineiro Fiel (Texto sobre o filme)
O cinema brasileiro aos poucos vai ganhando seu valor, ou pelo menos os diretores de filmes. Walter Sales teve o seu “Água Negra”, que não foi muito bem sucedido. Mas Fernando Meireles conseguiu fazer um excelente filme, teve boas críticas, boa recepção do público e algumas indicações ao Globo de Ouro, inclusive melhor diretor. E ainda tem grandes chances no Oscar. Será que dessa vez o Brasil vai, ou alguém aí tem alguma esperança com “2 filhos de Francisco”? Outro destaque fica com o filme baiano “Cidade Baixa”, provando que é possível sim se fazer bons filmes por aqui.


8. King Kong (Texto sobre o filme)
Peter Jackson mostra que tem seu valor e não vai ficar conhecido apenas pela trilogia do Senhor dos Anéis. Essa refilmagem desse clássico é sensacional! Eu não criei nenhuma expectativa com esse filme e saí surpreendido do cinema. Foi o último do ano, ainda a tempo de entrar na lista de melhores.


7. A hora de voltar (Texto sobre o filme)
Eu já tinha desistido de ver esse filme quando finalmente ele chegou a Salvador. Zach Braff atuou, dirigiu e escreveu o roteiro. Gênio! A história inclusive lembra um pouco o Elizabethtown. Mais uma surpresa desse ano, e como falei no texto, ele com certeza me deixou “abalado”.


6. Menina de ouro (Texto sobre o filme)
Esse filme foi o grande vencedor do Oscar de 2005. E com certeza é um excelente filme. Clint Eastwood mostra mais uma vez seu talento na direção e também como ator. Destaques também para Hilary Swank e Morgan Freeman.


5. Sideways (Texto sobre o filme)
Dos indicados a melhor filme no Oscar de 2005, esse com certeza era o meu favorito. A trama sobre a viagem de dois amigos para a despedida de solteiro de um deles é muito legal. Um grande filme sobre o valor da amizade, e sim, também sobre vinhos.


4. Antes do pôr-do-sol (Texto sobre o filme)
Esse foi mais um que teve uma verdadeira novela para chegar aos cinemas daqui de Salvador. Mas valeu a pena esperar, o filme é muito bom! Com certeza na lista dos melhores filmes românticos!


3. A fantástica Fábrica de Chocolates (Texto sobre o filme)
Só preciso dizer uma coisa, a parceria entre Tim Burton e Johnny Deep sempre tem resultados excelentes. Essa nova versão da fantástica fábrica é simplesmente genial. Destaque também para outro gênio, o eterno parceiro de Burton, o compositor Danny Eflman. Esqueçam aquele outro filme, essa sim é a verdadeira versão do livro para o cinema. E esse time ainda realizou “Noiva-Cadáver” nesse mesmo ano, que por pouco também não entrou nessa lista de melhores, mas vale a pena ser citado.


2. Batman Begins (Texto sobre o filme)
Finalmente fizeram uma versão digna do personagem Batman para o cinema. Não que a versão de Tim Burton fosse ruim, mas não era fiel aos quadrinhos, era uma visão pessoal dele. Christopher Nolan conseguiu criar fazer uma nova versão, contando o inicio da história do personagem. O resultado é espetacular! Cristian Bale como o Batman está fantástico. Junte isso com um bom elenco e um bom roteiro.


1. Sin City (Texto sobre o filme)
A escolha do primeiro lugar foi complicada, mas Sin City acabou desbancando Batman. Frank Miller, autor dos quadrinhos, nunca quis deixar suas obras irem para o cinema. Mas Robert Rodriguiez provou a ele que era possível e os dois se juntaram para fazer esse excelente filme. Um elenco muito bom, com grandes atores que também fizeram de tudo pra conseguir participar do filme. E o resultado deu certo, e em 2006 uma continuação vem por aí.

Nenhum comentário: