propaganda

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

O Grande Truque

Título original: The Prestige (2006)
elenco: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Andy Serkis, David Bowie, Piper Perabo e Scarlett Johansson
Diretor: Christopher Nolan
Duração: 130 minutos


Nunca é fácil surpreender uma platéia, mas o diretor Christopher Nolan parece estar se especializando nisso. E não por acaso o seu mais novo trabalho chamado “O Grande Truque” acaba tendo a “surpresa” como tema. Ou explicando melhor, a mágica.


Depois de ter confundido a mente das pessoas com “Amnésia” e de ter surpreendido com sua nova visão para o homem morcego em “Batman Begins”, agora é a vez de “enganar” a platéia com o seu mais novo número de “mágica”. E é assim que você vai se sentir ao assistir o filme, ficar tentando adivinhar qual o segredo desse truque.

Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) são dois mágicos iniciantes que começam com uma competição normal para saber quem é o melhor, chegando ao ponto de se tornarem verdadeiros inimigos numa guerra de egos e obsessão para saber quem é o melhor. Um verdadeiro confronto do mesmo nível de outros personagens interpretados pelos atores: Wolverine versus Batman.

Nessa briga a narrativa vai seguindo de maneira não linear, para tentar distrair a platéia sobre o que realmente está acontecendo, da mesma maneira que um bom mágico faz, ao ponto de nos deixar totalmente perdidos sem realmente ter certeza do que está acontecendo de verdade, sem saber o que é mágica e o que é real. Muitas reviravoltas e no final a grande surpresa, como prometido algo incrível que parecia ser impossível se tornou realidade.

Apesar disso não se trata de apenas um truque de mágica. A rivalidade que vai crescendo entre os protagonistas passa dos limites e nos faz perguntar o que leva o ser humano a chegar a esse ponto. A obsessão em se tornar o melhor e não aceitar a derrota irá levá-los a grandes sacrifícios e a tomarem atitudes extremas sem pensar nas conseqüências.

Nesse duelo de astros ainda entram em cena muitos coadjuvantes que chamam bastante atenção. Dentre eles Michael Caine, Scarlett Johanson, Piper Perabo, Andy Serkis e até mesmo o cantor David Bowie. Um elenco de alta qualidade que dispensa comentários.

A história se passa na virada do século XIX para o XX, época no qual começaram a surgir grandes invenções e avanço na ciência, chegando ao ponto de ser considerado um tipo de mágica. É nesse cenário que o escritor Christopher Priest escreveu o livro no qual o filme é baseado, tendo como inspiração um mágico chinês que realmente existiu e inclusive é mostrado na história. A adaptação ficou por conta de Jonathan Nolan, irmão do diretor. Eles já tinham trabalhado juntos em “Amnésia”.

Então é isso, ao ir assistir o filme se prepare para se sentir vendo um show de mágica, tentando adivinhar qual é o segredo do truque. Afinal de contas a grande graça é acompanhar o duelo entre os mágicos nesse limite entre ilusão e realidade sendo manipulados e “enganados” até o final. Agora estejam prontos para descobrir a “verdade” por trás do truque.

Nenhum comentário: