propaganda

segunda-feira, 30 de abril de 2007

last.fm

Eu recentemente resolvi me cadastrar num site que eu já conhecia faz um certo tempo, mas nunca tinha me interessado antes em participar. Se trata do “site de relacionamentos” last.fm (www.last.fm).

Na verdade o site é algo como uma rádio online. Você entra, diz o nome de algum artista que goste, ele vai tocando músicas dele e também de artistas relacionados, isto é, que tenham sonoridade similar. Você vai então dizendo se gosta ou não da música, caso seja não goste ele não tocará mais músicas desse artista que foi negado. Mas isso é só o início.

A grande graça mesmo dele é fazer um cadastro, colocar suas informações e instalar um programa na sua máquina. Esse programa pega do seu programa tocador de música (winamp, windows media player, etc) as informações das músicas que você está ouvindo e vai montando o seu perfil músical. Você pode recomendar músicas, dizer as suas favoritas e também montar sua própria rádio. É legal depois ver quais músicas você ouviu e depois ver as estatísticas geradas pelo site, tipo as músicas e artistas mais ouvidos em um determinado período de tempo, e assim por diante.

Como num site de relacionamentos qualquer, você pode adicionar amigos. Aí vem a outra parte legal. Você pode ver o que eles andam ouvindo e também receber e/ou dar recomendações de músicas. Com a montagem do seu perfil, o site monta uma lista com seus “vizinhos”, isto é, pessoas que tem um gosto musical parecido com o seu.

Podem conferir aqui no blog na barra lateral uma lista gerada pelo site com as últimas músicas que eu tenho ouvido. Pronto, agora vocês podem também ter uma idéia maior do meu gosto musical. Ao clicar na lista irá abrir o site com o meu perfil, as músicas que eu estou ouvindo no momento e coisas do tipo.
Postar um comentário