propaganda

quarta-feira, 11 de julho de 2007

O Homem Duplo

Título Original: A Scanner Darkly (2006)
Com: Keanu Reeves, Winona Ryder, Robert Downey Jr., Woody Harrelson, Rory Cochran, Chamblee Ferguson e Angela Rawna
Diretor: Richard Linklater
Duração: 100 minutos


Os filmes do diretor Richard Linklater sofrem bastante preconceito aqui no Brasil e seus lançamento são sempre atrasados, sendo que alguns nem passam no cinema daqui e só chegam direto em video, como aconteceu com “O Homem Duplo”. Mesmo tento nomes conhecidos como Keanu Reaves e Winona Ryder a situação não mudou.

O filme é baseado no livro de Philip K. Dick, um dos autores de ficção científica mais adaptados para o cinema. O diretor Linklater mostra sua versatilidade e entra nesse mundo utilizando a técnica da rotoscopia, no qual filmam com atores de verdade e depois colocam uma animação por cima, incluindo novas cores e texturas. Essa técnica foi utilizada em “Waking Life” e ajuda a construir realidade baseada no efeito das drogas. O visual é realmente impressionante.

A história é baseada nas próprias experiências do escritor e seus amigos com as drogas. 7 anos no futuro o policial disfarçado com uma espécie de “roupa camaleão” Fred (Keanu Reaves) recebe a missão de investigar o seu próprio alter-ego, o traficante Bob (!?). O consumo em excesso da substância D faz com que ele comece a ter problemas com sua personalidade e começa a se dividir. O efeito também está afetando seus amigos Jim (Robert Downey Jr.), Ernie (Woody Harrelson) e Donna (Winona Ryder).

O resultado é um filme de ficção sem cenas de ação, com diálogos muito bons (marca registrada de Linklater) que retrata bem o mundo das drogas, ou simplesmente de uma “bad trip”, com um visual muito bom graças a técnica da rotoscopia.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Tô querendo ver esse filme, tá minha lista!

Alugou ou tem ele gravado em casa?