propaganda

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Zodíaco

Título Original: Zodiac (2007)
Com: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Anthony Edwards, Robert Downey Jr., Brian Cox, John Carroll Lynch, Chloë Sevigny, Elias Koteas, Dermot Mulroney e Donal Logue
Direção: David Fincher
Duração: 158 minutos


O diretor David Fincher transformou em “moda” os filmes de serial killer com o longa “Seven”. Ele volta a abordar o tema, agora sob uma nova perspectiva. Em “Zodíaco” ao invés de mostrar os policiais tentando resolver a série de crimes, ele mostra como a obsessão das pessoas em desvendar o mistério por trás dos crimes mudou e até mesmo destruiu a vida de algumas pessoas.

Uma dessas pessoas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um cartunista de um jornal que ficou obcecado pelo caso desde a primeira vez que entrou em contato. A coisa foi tão longe que ele chegou a escrever um livro, que serviu como base para o filme. Vale lembrar que a história é baseada em fatos reais. Temos também o policial Dave Toschi (Mark Ruffalo) e o jornalista Paul Avery (Robert Downey Jr.) como peças principais da história.

O caso do Zodíaco foi uma verdadeira febre desde seu início em 1968, afetou toda uma geração, gerou filmes como “Dirty Harry” e se estendeu por muitos anos sem nunca ter sido resolvido por completo. Quem conseguiu juntar mais informações foi o próprio Graysmith e seu livro foi um verdadeiro sucesso quando foi lançado.

O resultado é um filme com muita qualidade e que desconstrói o gênero serial killer. Talvez seja um pouco longo, mas com tantos detalhes e coisas para contar não dava para resumir mais, o que pode acabar sendo meio cansativo para alguns.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Esse já está na lista do Cine Bablo.

Deixei passar no cine :/