propaganda

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O Ultimato Bourne

Título Original: The Bourne Ultimatum (2007)
Com: Matt Damon, Julia Stiles, David Strathairn, Scott Glenn, Paddy Considine, Edgar Ramirez, Albert Finney, Joan Allen e Tom Gallop
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Scott Z. Burns, George Nolfi, Tony Gilroy
Duração: 111 minutos


A trilogia Bourne chega ao seu final (será?) com a terceira parte chamada “O Ultimato Bourne” em grande estilo com o melhor filme da série. O diretor Paul Greengrass conseguiu superar a segunda parte, “Supremacia Bourne”, que foi quando ele assumiu a direção. Doug Liman dirigiu apenas a primeira parte, “Identidade Bourne”, ficando depois apenas com a produção executiva.

A verdade é que os filmes Bourne estrelados por Matt Damon deram uma nova vitalidade aos filmes de ação e espionagem. Suas influências podem ser sentidas em outros filmes do gênero, como por exemplo a última aventura de James Bond “Cassino Royale”. Incrível como a qualidade foi aumentado em cada capítulo tendo aqui um desfecho impressionante.

Encontramos novamente com Jason Bourne fugindo pelas ruas de Moscou ainda atrás sobre sua identidade, seu passado e o que aconteceu com ele. Só que dessa vez ele está bem próximo de descobrir o que realmente aconteceu e as explicações para suas atitudes. Mais uma vez a trama é internacional e passa por várias cidades como Moscou, Londres, Madri, Tanger e finalizando em Nova York.

A trama segue com muita inteligência, mas sem deixar a ação de lado. A coisa é tensa, cenas de perseguição frenéticas e muita correria. A direção de Greengrass tem um ritmo impressionante, câmera tremida, closes, tudo para tornar a coisa o mais real possível, quase como se estivéssemos em um documentário. Tudo isso sem excesso de efeitos visuais.

Além disso também contribuem para a qualidade do filme as atuações. O próprio protagonista Matt Damon é a prova disso com uma carreira muito boa, sempre escolhendo bem com quem vai trabalhar. Temos novamente Joan Allen e Julia Stiles novamente e completam o excelente elenco David Strathairn e Albert Finney.

Se esse ano foi marcado por muitas continuações como Piratas do Caribe, Homem Aranha e Shrek, o único que conseguiu realmente manter a qualidade e ainda superar seus antecessores foi Bourne. Sério candidato a um dos melhores filmes do ano e com certeza o melhor filme de ação de 2007.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Putz, ainda não tive tempo de assistir :/