propaganda

terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Lula e a Baleia

Título Original: The Squid and the Whale (2005)
Com: Jeff Daniels, Laura Linney, Jesse Eisenberg, Owen Kline, William Baldwin, Anna Paquin e Ken Leung
Direção e Roteiro: Noah Baumbach
Duração: 88 minutos


O diretor e roteirista Noah Baumbach trabalhou com o diretor Wes Anderson no filme “A Vida Marinha de Steve Zissou”, no qual foi co-roteirista. Aqui em “A Lula e a Baleia” Anderson foi um dos produtores enquanto Noah escreveu e dirigiu. O longa recebeu ótimas críticas e acabou ganhando uma indicação ao Oscar de 2005 de melhor roteiro original.

A história é uma espécie de comédia dramática cheia de sarcasmo, tudo baseado nas próprias experiências pessoais do Noah. Tanto que os fatos se passam no meio dos anos 80 e mostra o retrato de uma geração.

A trama mostra uma família em crise, ou melhor, pais em crise. O casal vivido por Jeff Daniels, um escritor e professor de literatura, e Laura Linney resolve se separar e esse fato acaba afetando bastante a família que ainda conta com dois filhos. Eles irão tentar reconstruir suas identidades depois dessa grande virada.

Ao que parece ser uma história banal é retrada por Noah de maneira bastante peculiar numa abordagem bem original. Isso num clima meio de cinema europeu com bastante referências. Não deixa de ser uma espécie de brincadeira com os gêneros comédia e drama.

O elenco garante muito boas interpretações, principalmente por parte de Daniels e Linney. Os filhos também se destacam e vale citar também a participação especial de Anna Paquin. Um filme criativo e original, drama misturado com comédia, que merece ser conferido pois tem muita qualidade.

Nenhum comentário: