propaganda

sábado, 23 de fevereiro de 2008

As Grandes Aventuras de Pee-wee

Título Original: Pee-Wee's Big Adventure (1985)
Com: Paul Reubens, Elizabeth Daily, Mark Holton, Diane Salinger, Judd Omen, James Brolin e Morgan Fairchild
Roteiro: Phil Hartman e Paul Reubens
Direção: Tim Burton
Duração: 90 minutos

Nota: 3 (bom)

Após realizar alguns trabalhos para Disney e com o sucesso do curta “Frankenweenie”, o diretor Tim Burton estava à procura do seu primeiro trabalho de longa metragem.

A Warner Brothers e o ator Paul Reubens gostaram do curta e convidaram o diretor para comandar a primeira aventura do personagem Pee-Wee nos cinemas. Burton chamou o vocalista Danny Elfman da banda Oingo Boingo para compor a trilha sonora do filme por ser fã da banda e desde então eles trabalharam juntos em quase todos os seus filmes.

Pee-Wee Herman, vivido pelo ator Paul Reubens, talvez não seja um personagem muito conhecido aqui no Brasil, mas lá nos EUA ele fez muito sucesso. A estréia dele foi num especial da HBO em 1981. Depois fez algumas aparições no programa de David Letterman, além de viajar os EUA com o seu show. Foi com o filme “As Grandes Aventuras de Pee-wee” que o personagem realmente ganhou fama e depois um programa de tv chamado “Pee-Wee´s Playhouse”.

Pee-Wee é um homem estranho com visual retro dos anos 50 que age como se fosse uma criança. A aventura dele começa quando durante um passeio sua bicicleta, sua grande paixão, é roubada. Ele então parte para uma cruzada atrás dela através dos EUA.

O filme é uma comédia bem divertida, cheia de referências pop e é também uma sátira a vários gêneros de filmes, principalmente os “Road movies”. Agora o humor, digamos que não seja assim tão comum e pode acabar causando certo estranhamento no início. Mas depois é só entrar no mundo de fantasia criado e curtir a viagem.

Uma boa estréia de Burton onde já é possível enxergar algumas de suas marcas como diretor, além da sensacional trilha totalmente anos 80 de Elfman. O filme ainda teve uma seqüência chamada “Big Top Pee-wee” nas mãos de outro diretor.

Em 1991 o ator Paul Reubens foi preso em um cinema por estar se masturbando em público. Esse foi o primeiro escândalo que ele se envolveu. Em 2002 foi investigado sobre pornografia infantil, mas foi inocentado. Em 2009 ele deve voltar aos cinemas com “Pee-wee's Playhouse: The Movie”.

Se não me engano, esse filme já foi exibido no SBT tempos atrás. Deve ter sido lançado em VHS por aqui, mas não existe nenhuma previsão de lançamento em DVD no Brasil, infelizmente. O jeito é procurar nos canais por assinatura ou então baixar para assistir.

3 comentários:

Marcio Melo disse...

tenha muito medo desse filme, na boa

duplat666 disse...

Oxi... pq esse filme assim agora?
aahuahauha

Ramon Pinillos Prates disse...

Eu tinha baixo faz tempo e já tinha visto, mas eu vi novamente com minha namorada e resolvi postar sobre ele.
ehehehehehehe