propaganda

terça-feira, 4 de março de 2008

Nine Inch Nails - Ghosts I-IV

O Nine Inch Nails lançou no último domingo um novo trabalho chamado "Ghosts I-IV". É um projeto musical interessante composto por 36 músicas instrumentais. O processo de composição foi o resultado de um experimento. As regras eram as seguintes: 10 semanas, sem compromissos, sem pensar muito, tudo levado pelo impulso. Qualquer coisa que acontecesse nesse período devia virar algo.

O resultado são quase 2 horas de música divididas em quatro partes simplesmente chamadas de Ghosts I, II, III e IV, cada uma com 9 músicas. Todas as canções são sem nome, identificadas apenas pela ordem e posição em cada parte. Além disso cada música tem uma foto que a representa.

Além de Trent Reznor, o homem responsável pelo Nine Inch Nails, a equipe de composição desse cd ainda contou com o músico Atticus Ross e a produção de Alan Moulder. Também ajudaram Alessandro Cortini, Adrian Belew e Brian Viglione. A parte visual ficou por conta de Rob Sheridan.

As músicas estão disponíveis para download no site especial do cd. O esquema é o seguinte: você baixar as 9 primeiras músicas, o Ghost I, de graça no site, com alta qualidade e ainda vem com um arquivo PDF com a foto de cada música.

Outra opção é pagar 5 dólares e baixar todas as músicas. Por 10 dólares é possível comprar o cd em formato físico numa embalagem especial digipack com um livro de 16 páginas com entrega a partir do dia 8 de Abril e ainda da direito aos downloads.

Tem também uma versão de luxo de 75 dólares numa caixa especial com 2 cds, 1 dvd, 1 disco Blue-ray com as músicas em formato de alta definição, 1 livro de 48 páginas, além de também dar direito aos downloads.

A última versão é a ultra de luxo limitada, que tem os mesmos itens da versão de luxo acrescidos de 4 vinis, isso tudo assinado e numerado pelo próprio Reznor. Essa versão custava 300 doláres, pois o site já indica que está esgotada.

Segundo Reznor as músicas são o resultado de um trabalho feito sob uma perspectiva visual – cobrindo lugares e cenários com sons e texturas; uma trilha sonora para sonhos diurnos. Realmente essa é uma definição bem interessante do cd. Além disso, ele também diz que mais volumes do Ghosts podem aparecer no futuro. É aguardar pra ver.

Vale lembrar que as músicas estão disponíveis sem DRM (Digital rights management), sob a licença Creative Commons BY-NC-AS (Attribution-Noncomercial-Share Alike). Isso significa que os usuários podem reproduzir, copiar e distribuir as músicas livremente. Está liberada também a criação derivada das músicas. As únicas condições são creditar a banda e não usar os arquivos para fins comerciais.

Links:
Site oficial do cd
Site oficial da banda
Torrent

4 comentários:

duplat666 disse...

Que disco maduro!
Não dava nem 1 real ahauhauhua

Anônimo disse...

tu ouviu o cd? o que achou?

Ramon Pinillos Prates disse...

O cd é bem legal man.
Bom disco pra se ouvir enquanto se está na internet de bobeira.
ehehehhehe

Tarcila disse...

Bacana quando uma banda resolve se "adaptar" aos tempos de livre disseminação cultural! hehehe

Man, que passeio foi esse pelos postos? hahahahaha

:***