propaganda

terça-feira, 4 de março de 2008

Nine Inch Nails - Ghosts I-IV

O Nine Inch Nails lançou no último domingo um novo trabalho chamado "Ghosts I-IV". É um projeto musical interessante composto por 36 músicas instrumentais. O processo de composição foi o resultado de um experimento. As regras eram as seguintes: 10 semanas, sem compromissos, sem pensar muito, tudo levado pelo impulso. Qualquer coisa que acontecesse nesse período devia virar algo.

O resultado são quase 2 horas de música divididas em quatro partes simplesmente chamadas de Ghosts I, II, III e IV, cada uma com 9 músicas. Todas as canções são sem nome, identificadas apenas pela ordem e posição em cada parte. Além disso cada música tem uma foto que a representa.

Além de Trent Reznor, o homem responsável pelo Nine Inch Nails, a equipe de composição desse cd ainda contou com o músico Atticus Ross e a produção de Alan Moulder. Também ajudaram Alessandro Cortini, Adrian Belew e Brian Viglione. A parte visual ficou por conta de Rob Sheridan.

As músicas estão disponíveis para download no site especial do cd. O esquema é o seguinte: você baixar as 9 primeiras músicas, o Ghost I, de graça no site, com alta qualidade e ainda vem com um arquivo PDF com a foto de cada música.

Outra opção é pagar 5 dólares e baixar todas as músicas. Por 10 dólares é possível comprar o cd em formato físico numa embalagem especial digipack com um livro de 16 páginas com entrega a partir do dia 8 de Abril e ainda da direito aos downloads.

Tem também uma versão de luxo de 75 dólares numa caixa especial com 2 cds, 1 dvd, 1 disco Blue-ray com as músicas em formato de alta definição, 1 livro de 48 páginas, além de também dar direito aos downloads.

A última versão é a ultra de luxo limitada, que tem os mesmos itens da versão de luxo acrescidos de 4 vinis, isso tudo assinado e numerado pelo próprio Reznor. Essa versão custava 300 doláres, pois o site já indica que está esgotada.

Segundo Reznor as músicas são o resultado de um trabalho feito sob uma perspectiva visual – cobrindo lugares e cenários com sons e texturas; uma trilha sonora para sonhos diurnos. Realmente essa é uma definição bem interessante do cd. Além disso, ele também diz que mais volumes do Ghosts podem aparecer no futuro. É aguardar pra ver.

Vale lembrar que as músicas estão disponíveis sem DRM (Digital rights management), sob a licença Creative Commons BY-NC-AS (Attribution-Noncomercial-Share Alike). Isso significa que os usuários podem reproduzir, copiar e distribuir as músicas livremente. Está liberada também a criação derivada das músicas. As únicas condições são creditar a banda e não usar os arquivos para fins comerciais.

Links:
Site oficial do cd
Site oficial da banda
Torrent
Postar um comentário