propaganda

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Guardiões da Noite

Título Original: Nochnoy Dozor (2004)
Com: Konstantin Khabensky, Vladimir Menshov, Mariya Poroshina, Galina Tyunina, Yuri Kutsenko, Aleksei Chadov, Zhanna Friske, Ilya Lagutenko, Viktor Verzhbitsky, Rimma Markova, Dmitry Martynov, Mariya Mironova e Aleksei Maklakov
Direção: Timur Bekmambetov
Roteiro: Timur Bekmambetov e Sergei Lukyaneneko (roteiro original Russo); Timur Bekmambetov e Laeta Kalogridis (adaptação para inglês)
Duração: 114 minutos


Nota: 3 (bom)

O filme russo “Guardiões da Noite” é um épico bem ao estilo de Hollywood com muito efeitos especiais e foi feito com um orçamento modesto para uma produção desse tipo, 4 milhões de dólares. Por lá o filme foi sucesso de bilheteria, faturando mais de 16 milhões, superando produções Norte Americanas do mesmo ano, 2004, como “Homem Aranha 2” e “Senhor dos Anéis – O retorno do rei”. Após um ano ele foi lançado nos EUA com algumas modificações e adaptações no roteiro, sendo essa a versão que também chegou por aqui.

A história é baseada numa trilogia do autor Sergei Lukyanenko, que também participou do roteiro do filme. A trama mostra a disputa entre seres fantásticos chamado de os “Outros”, divididos entre as forças da luz e da escuridão. Eles vivem em trégua a mil anos e para garantir que a paz seja mantida cada grupo vigia o outro. O problema é que existe uma profecia que prevê o surgimento de um Enviado, alguém que seria capaz de acabar com essa trégua.

O personagem principal é Anton (Konstantin Khabensky), um sujeito que descobre ser um “Outro” e acaba sendo recrutado pelo lado da luz para trabalhar como guardião da noite, equipe que controla a trégua.

O diretor Timur Bekmambetov conseguiu criar um mundo interessante de horror e fantasia, com um visual bem legal, mesmo com o orçamento “baixo”. O resultado é um filme bacana, misturando aventura e suspense. Nada de espetacular, mas vale a curiosidade por se tratar de um produto russo.

A continuação já foi realizada e se chama “Guardiões do Dia” e foi exibido por aqui nos cinemas ano passado. A terceira chamada “Twilight Watch” deve chegar aos cinemas russos em 2009. Enquanto isso o diretor Bekmambetov se aventura em sua primeira produção americana chamada “Wanted” estrelada por James McAvoy,Morgan Freeman e Angelina Jolie.
Postar um comentário