propaganda

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Guardiões da Noite

Título Original: Nochnoy Dozor (2004)
Com: Konstantin Khabensky, Vladimir Menshov, Mariya Poroshina, Galina Tyunina, Yuri Kutsenko, Aleksei Chadov, Zhanna Friske, Ilya Lagutenko, Viktor Verzhbitsky, Rimma Markova, Dmitry Martynov, Mariya Mironova e Aleksei Maklakov
Direção: Timur Bekmambetov
Roteiro: Timur Bekmambetov e Sergei Lukyaneneko (roteiro original Russo); Timur Bekmambetov e Laeta Kalogridis (adaptação para inglês)
Duração: 114 minutos


Nota: 3 (bom)

O filme russo “Guardiões da Noite” é um épico bem ao estilo de Hollywood com muito efeitos especiais e foi feito com um orçamento modesto para uma produção desse tipo, 4 milhões de dólares. Por lá o filme foi sucesso de bilheteria, faturando mais de 16 milhões, superando produções Norte Americanas do mesmo ano, 2004, como “Homem Aranha 2” e “Senhor dos Anéis – O retorno do rei”. Após um ano ele foi lançado nos EUA com algumas modificações e adaptações no roteiro, sendo essa a versão que também chegou por aqui.

A história é baseada numa trilogia do autor Sergei Lukyanenko, que também participou do roteiro do filme. A trama mostra a disputa entre seres fantásticos chamado de os “Outros”, divididos entre as forças da luz e da escuridão. Eles vivem em trégua a mil anos e para garantir que a paz seja mantida cada grupo vigia o outro. O problema é que existe uma profecia que prevê o surgimento de um Enviado, alguém que seria capaz de acabar com essa trégua.

O personagem principal é Anton (Konstantin Khabensky), um sujeito que descobre ser um “Outro” e acaba sendo recrutado pelo lado da luz para trabalhar como guardião da noite, equipe que controla a trégua.

O diretor Timur Bekmambetov conseguiu criar um mundo interessante de horror e fantasia, com um visual bem legal, mesmo com o orçamento “baixo”. O resultado é um filme bacana, misturando aventura e suspense. Nada de espetacular, mas vale a curiosidade por se tratar de um produto russo.

A continuação já foi realizada e se chama “Guardiões do Dia” e foi exibido por aqui nos cinemas ano passado. A terceira chamada “Twilight Watch” deve chegar aos cinemas russos em 2009. Enquanto isso o diretor Bekmambetov se aventura em sua primeira produção americana chamada “Wanted” estrelada por James McAvoy,Morgan Freeman e Angelina Jolie.

6 comentários:

Marcio Melo disse...

Realmente parece ser interessante, vou colocar em minha lista de filmes :D

Tarcila disse...

Fiquei curiosa. Vou locar pra ver.
:)

:***

duplat666 disse...

Porra... vi esse filme faz 2 anos. Não curti não. Fora algumas cenas legais, achei meia boca.

Anônimo disse...

Parece interessante...

Anônimo disse...

Eu sou muito fã deste filme. Tenho as duas partes em DVD. Fiquei feliz de ter acesso a algum material de fantasia/terror/aventura que não se originasse nos EUA.

Vale realmente a visita para quem não conhece

Thiago disse...

Assisti ontem. Achei legal, nada de sensacional mas o suficiente para querer ver Guardiões do Dia.