propaganda

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamin Button

Título Original: The Curious Case of Benjamin Button (EUA, 2008)
Com: Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Tilda Swinton, Faune A. Chambers, Elias Koteas, Donna DuPlantier, Jason Flemyng, Joeanna Sayler, Taraji P. Henson, Mahershalalhashbaz Ali e Fiona Hale
Direção: David Fincher
Roteiro: Eric Roth
Duração: 166 minutos


Nota: 5 (excelente)

O diretor David Fincher e o ator Brad Pitt se juntam pela terceira vez em “O Curioso Caso de Benjamin Button”. Para quem não lembra, os dois trabalharam juntos em “Seven” e em “Clube da Luta” (meu filme favorito). Após ter errado um pouco a mão com “Quarto do Pânico”, Fincher voltou a mostrar seu talento em “Zodíaco” e agora ele comprova mais uma vez que é um excelente diretor.

O filme conta a história do personagem do título, Benjamin Button, e sua história bastante curiosa. Ele nasce em circunstâncias incomuns. Explicando melhor, ele nasce como um bebê velho e doente, e vai ficando mais jovem indo contra o ciclo natural de vida das pessoas.

Iremos acompanhar a vida de Benjamin, que nasceu no final da 1ª guerra mundial, num roteiro que lembra um pouco o filme “Forrest Gump”. Curiosamente ambos os filmes tem o mesmo roteirista, Eric Roth. Só que ao contrário de ‘Gump’, mesmo com bastante drama a história é contada sem ser nunca excessivamente melosa ou piegas, mas nem por isso menos emocionante.

A história começa mesmo curiosa, mas aos poucos vai se tornando fascinante e poética, mesmo com suas quase 3 horas de duração. Vale lembrar que a inspiração do roteiro é um conto de 30 páginas escrito por F. Scott Fitzgerald. Além de um ótimo drama o filme é também uma bonita história de amor.

Além do roteiro, os fatores técnicos contribuem bastante para o sucesso do filme. A primeira coisa que chama a atenção é a maquiagem junto com os efeitos visuais. A transformação de Brad Pitt desde um homem velho e cada vez ficando mais novo é impressionante. A coisa funciona bem ao ponto de sair do cinema pensando em como conseguiram fazer aquilo.

O elenco também está muito bem, principalmente Pitt que pode ganhar sua segunda indicação ao Oscar e a primeira para melhor ator. Alias não só ele como toda a parte técnica, além de Fincher como melhor diretor. Sem dúvidas esse deve ser um dos indicados a melhor filme.

7 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

É realmente um filmaço. Tá rolando um video na net que compara várias cenas dele com Forrest Gump. É exagerado e força a barra, embora exista algumas semelhanças, mas Button explora mais o relacionamento, enquanto Gump "viaja" mais.

Anônimo disse...

To na expectativa desse filme, vou ver e conferir se sua nota está certa....rs...

Tucha disse...

Compordo com a sua nota e os comentários
beijos

Marcio Melo disse...

Já ta rolando até 'fotinha' nas criticas. Grande Ramonaldo!

Nanda Assis disse...

os filmes de brad pitty são todos bons.

bjosss...

Maína Pinillos Prates disse...

Vou ver esse filme hoje!

Anônimo disse...

Muito bom!!! Qual é a personagem da atriz que está concorrendo a coadjuvante?