propaganda

domingo, 15 de novembro de 2009

Atividade Paranormal

Título Original: Paranormal Activity (EUA, 2007)
Com: Katie Featherston e Micah Sloat
Direção e Roteiro: Oren Peli
Duração: 86 minutos


Nota: 5 (excelente)

O filme “Atividade Paranormal” é o filme mais lucrativo da história, passando o recordista anterior “A bruxa de Blair”. E eles têm muitas coisas em comum. Ambos são filmes de terror, foram feitos de forma documental de maneira independente, foram vendidos para um grande estúdio e foram sucesso de bilheteria. ‘Atividade’ foi feito com 15 mil dólares e a bilheteria só nos EUA já passou dos 100 milhões.

A história é bem simples. Temos um casal, Katie e Micah, que resolveu ir morar juntos. Ela está tendo pesadelos e eles sentem que existe algo errado, alguma presença sobrenatural na casa. Ele então resolve comprar uma câmera para tentar descobrir o que está acontecendo. Enquanto eles estão dormindo deixam a câmera ligada para registrar o que acontece a noite. Então é que os problemas começam e vão aumentando de proporção.

A graça toda do filme é essa, o clima de tensão que vai sendo criado. O espectador vai descobrindo junto com os protagonistas o que está acontecendo e vai entrando no clima junto com eles. Tudo é feito de maneira muito sutil, com barulhos e muita sugestão. Pouca coisa é mostrada, mas o suficiente para criar o clima certo de suspense e tensão. Alias tenso é a melhor maneira de descrevê-lo. É uma experiência de sensações.

Escrito e dirigido por Oren Peli, o filme foi exibido em Outubro de 2007 num festival chamado Screamfest Film e em Janeiro de 2008 no festival Slamdance Film. Ele então saiu distribuindo o DVD do filme correndo atrás de alguém que quisesse distribuí-lo. Foi então que em 2008 foi parar na mão da Dreamworks. O próprio Steven Spielberg, um dos donos do estúdio, viu o filme e ficou impressionado. Compraram então os direitos do filme por 300 mil dólares e pensaram em refilmar o filme.

Durante as negociações, Peli conseguiu que o filme fosse exibido para uma platéia teste. Algumas pessoas saíram no meio da sessão e o achavam que era porque não tinham gostado, mas na verdade era porque estavam assustados. Foi então que resolveram que ia lançar o filme do jeito que tinha sido feito.

Quer dizer, na verdade apenas o final foi alterado, por sugestão de Spielberg. O final original era mais realista e não deixava brechas para uma continuação. O final da versão exibida nos cinemas é mais tensa e chocante, além de deixar algo aberto para uma futura continuação.

Entre 2008 e o lançamento do filme em 2009 ele ficou no limbo enquanto a Dreamworks e a Paramount Pictures se resolviam sobre os direitos do filme. Somente em Setembro começaram com a estratégia de lançamento. O filme foi exibido em 13 cidades para a fama dele ir se espalhando aos poucos. Fizeram um site para que as pessoas pudessem pedir que o filme fosse exibido em sua cidade. Então aos poucos foram aumentando o número de cidades, até que em 16 de Outubro teve lançamento em todo o país.

Aqui no Brasil a estratégia de lançamento é bem parecida. Tem o site http://www.atividadeparanormal.com.br onde é possível votar para que o filme seja exibido na sua cidade e também você possa escrever qual foi sua experiência ao assistir o filme. A estréia oficial é apenas no dia 4 de Dezembro, mas desde o dia 13/11 até a estréia, vão rolar pré-estréias nos fim de semana.

Realmente o filme é uma das surpresas desse ano. Ele vale mais pela experiência e sua idéia interessante. O clima de tensão criado é realmente impressionante. Cuidado ao escolher a sessão que vão assistir, pois caso seja um dia de cinema cheio de pessoas mal educadas, grandes chances da graça do filme ir por água abaixo. Boa sorte, e como dizem na divulgação do filme, não vão assistir sozinhos.

Confiram o trailer:
Postar um comentário