propaganda

domingo, 15 de novembro de 2009

Atividade Paranormal

Título Original: Paranormal Activity (EUA, 2007)
Com: Katie Featherston e Micah Sloat
Direção e Roteiro: Oren Peli
Duração: 86 minutos


Nota: 5 (excelente)

O filme “Atividade Paranormal” é o filme mais lucrativo da história, passando o recordista anterior “A bruxa de Blair”. E eles têm muitas coisas em comum. Ambos são filmes de terror, foram feitos de forma documental de maneira independente, foram vendidos para um grande estúdio e foram sucesso de bilheteria. ‘Atividade’ foi feito com 15 mil dólares e a bilheteria só nos EUA já passou dos 100 milhões.

A história é bem simples. Temos um casal, Katie e Micah, que resolveu ir morar juntos. Ela está tendo pesadelos e eles sentem que existe algo errado, alguma presença sobrenatural na casa. Ele então resolve comprar uma câmera para tentar descobrir o que está acontecendo. Enquanto eles estão dormindo deixam a câmera ligada para registrar o que acontece a noite. Então é que os problemas começam e vão aumentando de proporção.

A graça toda do filme é essa, o clima de tensão que vai sendo criado. O espectador vai descobrindo junto com os protagonistas o que está acontecendo e vai entrando no clima junto com eles. Tudo é feito de maneira muito sutil, com barulhos e muita sugestão. Pouca coisa é mostrada, mas o suficiente para criar o clima certo de suspense e tensão. Alias tenso é a melhor maneira de descrevê-lo. É uma experiência de sensações.

Escrito e dirigido por Oren Peli, o filme foi exibido em Outubro de 2007 num festival chamado Screamfest Film e em Janeiro de 2008 no festival Slamdance Film. Ele então saiu distribuindo o DVD do filme correndo atrás de alguém que quisesse distribuí-lo. Foi então que em 2008 foi parar na mão da Dreamworks. O próprio Steven Spielberg, um dos donos do estúdio, viu o filme e ficou impressionado. Compraram então os direitos do filme por 300 mil dólares e pensaram em refilmar o filme.

Durante as negociações, Peli conseguiu que o filme fosse exibido para uma platéia teste. Algumas pessoas saíram no meio da sessão e o achavam que era porque não tinham gostado, mas na verdade era porque estavam assustados. Foi então que resolveram que ia lançar o filme do jeito que tinha sido feito.

Quer dizer, na verdade apenas o final foi alterado, por sugestão de Spielberg. O final original era mais realista e não deixava brechas para uma continuação. O final da versão exibida nos cinemas é mais tensa e chocante, além de deixar algo aberto para uma futura continuação.

Entre 2008 e o lançamento do filme em 2009 ele ficou no limbo enquanto a Dreamworks e a Paramount Pictures se resolviam sobre os direitos do filme. Somente em Setembro começaram com a estratégia de lançamento. O filme foi exibido em 13 cidades para a fama dele ir se espalhando aos poucos. Fizeram um site para que as pessoas pudessem pedir que o filme fosse exibido em sua cidade. Então aos poucos foram aumentando o número de cidades, até que em 16 de Outubro teve lançamento em todo o país.

Aqui no Brasil a estratégia de lançamento é bem parecida. Tem o site http://www.atividadeparanormal.com.br onde é possível votar para que o filme seja exibido na sua cidade e também você possa escrever qual foi sua experiência ao assistir o filme. A estréia oficial é apenas no dia 4 de Dezembro, mas desde o dia 13/11 até a estréia, vão rolar pré-estréias nos fim de semana.

Realmente o filme é uma das surpresas desse ano. Ele vale mais pela experiência e sua idéia interessante. O clima de tensão criado é realmente impressionante. Cuidado ao escolher a sessão que vão assistir, pois caso seja um dia de cinema cheio de pessoas mal educadas, grandes chances da graça do filme ir por água abaixo. Boa sorte, e como dizem na divulgação do filme, não vão assistir sozinhos.

Confiram o trailer:

4 comentários:

Maína Pinillos Prates disse...

Medo desse filme...

Marcio Melo disse...

Espero conseguir ver este filme no cinema, e numa sessao sem pessoas mal educadas como comentou.

Rodrigo Carreiro disse...

Sou fã de Bruxa de Blair, então esse vou conferir com certeza!

Anônimo disse...

Eu achei bilhões de vezes melhor que o Bruxa de Blair, e de cagar de medo!