propaganda

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes

Título Original: Sherlock Holmes (Inglaterra/EUA, 2009)
Com: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong e Kelly Reilly
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Michael Robert Johnson, Anthony Peckham e Simon Kinberg
Duração: 128 minutos


Nota: 3 (bom)

Demorou até que Hollywood resolvesse dar vida novamente a um personagem tão clássico como o detetive “Sherlock Holmes”. A responsabilidade em dar uma nova visão moderna, mas que ao mesmo tempo mantivesse traços do personagem original acabou nas mãos do diretor Guy Ritchie. Talvez ele não fosse a pessoa mais indicada, mas ele fez um bom trabalho.

O grande acerto do filme sem dúvidas foi a escolha do protagonista. Robert Downey Jr. está excelente como sempre e rouba o filme para ele. O resto do elenco também está bem, com destaque para Jude Law no papel de Watson e do vilão Mark Strong.

O filme também acerta ao não resolver contar a origem do personagem, como a dupla se conheceu e coisas do tipo. A história apenas apresenta os personagens e o novo tom dado a eles.

A trama começa com Holmes e Watson impedindo o Lord Blackwood (Strong) de cometer mais um crime sacrificando uma moça num ritual de magia negra. Ele é condenado a morte, mas ressuscita misteriosamente com um plano de tomar o poder de Londres. Caberá a dupla investigar o ocorrido. Nesse meio tempo entra também na história Irene Adler (Rachel McAdams), uma antiga rival de Holmes.

A visão do Holmes é bem diferente a qual estamos acostumados. Agora ele é mais físico, é bom de briga e está sempre correndo. Além disso, seu humor está bem mais ácido na pele de Downey Jr. Os diálogos, principalmente entre Holmes e Watson são as melhores partes do filme. O estilo de Ritchie na direção também está presente, principalmente no uso bem interessante da câmera lenta.

O grande pecado do filme são os exageros nos efeitos especiais, principalmente em cenas grandiosas e totalmente desnecessárias para a história como a cena do navio ou o final em cima de uma ponte em construção. Os excessos também aparecem na recriação da Londres da época em grandes tomadas para mostrar a cidade toda, mas ao mesmo tempo com uma fotografia escura que chega a incomodar em alguns momentos, parecendo ter sido feita para esconder as imperfeições dos efeitos.
Esses problemas não chegam a comprometer o filme, mas acabam estragando um pouco. Mesmo assim o resultado final é bem bacana e divertido, principalmente graças a presença de Downey Jr. A deixa para a continuação está lá, parece que as filmagens começam ainda esse ano, então aguardem em breve novas aventuras do novo Holmes no cinema.

10 comentários:

Maína Pinillos Prates disse...

Achei aquela parte da ponte super tosca! Mas o filme é bacana e divertido, mas vc não acha que poderia ser mais curto também?

Marcio Melo disse...

Eu adorei o filme, sou um dos poucos que pensam assim eu sei, mas me diverti demais

Paloma disse...

Filme de macho, fato! :)

Li em algum lugar que Ritchie deve ser fã de House. E acho que se não é, essa visão que tanto ele quando os criadores da série tiveram sobre a relação Holmes-Watson é sensacional.

Sem dúvida, uma bela história de amor. Macho. Mas de amor.

Rs

Duda Lima disse...

gostei do tanto do filme que me animei para ler os contos de Sherlock Holmes!
Quanto as cenas escuras, é que Londres naquela epoca era escura e suja mesmo, achei que ficou bom!

Rodrigo Carreiro disse...

Dowey Jr. repetiu Tony Stark, man ehhehe

Tucha disse...

Gostei do filme..concordo com a maioria dos seus comentários, mas no geral ele é divertido...

R. Dantas disse...

Concordo com tudo, Ramonzinho.
Considerando que sou fã de Ritchie eu esperava mais dele. De qualquer forma, o filme vale a pena ser visto. McAdams é linda e Downey Jr é maravilhoso! :D

Anônimo disse...

Ah, tirando a ponte achei muito legal. Todo filme mostrando Londres naquela época é assim mesmo, não vejo isso como problema. Downey e Law estão incríveis. Me divertir horrores! =)

Cristiano Contreiras disse...

Downey Jr. merece o oscar!

Danilo Silva Araujo disse...

Nota 4 seria minha nota. Abs.