propaganda

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Guerra ao Terror

Título Original: The Hurt Locker (EUA, 2008)
Com: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse e Evangeline Lilly
Direção: Kathryn Bigelow
Roteiro: Mark Boal
Duração: 131 minutos


Nota: 5 (excelente)

O filme “Guerra ao Terror” teve uma trajetória curiosa no Brasil. Foi lançado em DVD em dezembro de 2009, mas após seu sucesso de premiações que resultou em 9 indicações ao Oscar ele acabou ganhando uma segunda chance e foi lançado nos cinemas. Valeu a pena, é realmente um excelente filme que merece ser visto na tela grande.

Outro fato curioso é que a diretora Kathryn Bigelow é ex-mulher de James Cameron e agora os dois estão disputando o Oscar de melhor diretor. Vale lembrar que ele já levou o dele por Titanic, enquanto nenhuma mulher nunca ganhou esse prêmio. Ela já dirigiu alguns filmes, talvez o mais famoso por aqui seja o também excelente “Caçadores de Emoção” de 1992. Seu último trabalho foi “K-19”, estrelado por Harrison Ford, que foi um fracasso de bilheteria e fez com que ela ficasse de “férias” da indústria cinema até agora.

O filme tem como pano de fundo a Guerra do Iraque e mostra a história de 3 soldados americanos de um esquadrão antibombas. O trabalho deles é bastante tenso. Enquanto 2 contam os dias para voltar para casa, o sargento James (Jeremy Renner) encontra o sentido da sua vida em desarmar bombas.

A história começa com uma citação de um livro que diz que a guerra é uma droga, isto é, um vício. E é assim que James é, um viciado na adrenalina da guerra e em desarmar bombas. O título original do filme “The Hurt Locker” significa algo tipo “armário da dor” e faz referência a roupa usada pelo James como proteção contra a bomba.

O grande lance do filme é essa abordagem psicológica sobre o personagem principal que enxerga seu trabalho como desarmador de bombas como o sentido de sua vida, enquanto a família fica em segundo plano. Além disso, garante também boas cenas de ação e tensão na rotina do esquadrão no desarme das bombas.

Além de um ótimo roteiro, o filme também conta com excelentes atuações, principalmente do protagonista Jeremy Renner e conta com participações especiais de Guy Pearce, Ralph Fiennes e David Morse que tem seus nomes estampados no cartaz para chamar a atenção. A fotografia também é muito boa e segue um estilo meio de documentário em alguns momentos dando mais realismo as cenas.

“Guerra ao Terror” é sem dúvidas um dos melhores filmes feitos sobre a guerra do Iraque.

9 indicações ao Oscar
Ator: Jeremy Renner
Fotografia: Barry Ackroyd
Direção: Kathryn Bigelow
Edição: Bob Murawski e Chris Innis
Trilha Sonora: Marco Beltrami e Buck Sanders
Filme: Kathryn Bigelow, Mark Boal, Nicolas Chartier e Greg Shapiro (produtores)
Edição de som: Paul N.J. Ottosson
Mixagem de som: Paul N.J. Ottosson e Ray Beckett
Roteiro Original: Mark Boal

6 comentários:

Marcio Melo disse...

Realmente é excelente

Anônimo disse...

Rapaz, deve ter sido só eu mesmo que achei o filme uma merda, paradão, nada demais em nenhuma das categorias em que está sendo indicado. De forma alguma justifica esse furdunço todo nas premiações...

Tucha disse...

Estou curiosa para vê-lo e os seus comentários me animaram mais ainda.

Marcel disse...

Muito bom mesmo. Tenso do início ao fim, mas ao mesmo tempo divertido e às vezes bem engraçado.

Rodrigo Carreiro disse...

Apesar das boas cenas de ação, é um filme de personagem. Filmaço!

Unknown disse...

Estava com preconceito com esse filme, mas depois de todos os elogios seus e de Bablo, talvez eu confira depois...